Bíblia Sagrada,  Ensino,  Frutos,  Janela da alma,  Mudança,  Não desista,  Presente,  Simples,  Valor

Erros que cometi e erros que continuo cometendo

Erros que já cometi foram inúmeros. Impossível enumerar. Graças a Deus que nos perdoa de tudo quando assumimos que erramos e pedimos perdão… temos apenas que arcar com as consequências. E são inúmeros os erros que continuo cometendo e que ainda vou cometer. Sou humana. Falha. Cheia de defeitos.
Embora seja comum dizer que devemos aprender com os nossos erros, nem sempre isso é fácil, embora falar pareça. É muito fácil errar, mas muito difícil admitir que se errou e aprender com isso. Difícil mas não impossível. Aprender a fazer isso faz parte do processo de amadurecer. É admitir nossa limitação como seres humanos e confirmar que precisamos de Deus em todo tempo para nos possibilitar ver onde erramos e melhorar.
Quem foi na EBD no último domingo aprendeu a Lição 5 “O cuidado ao falar e a religião pura”. Aprendemos que é necessário sermos rápidos e dispostos a ouvir, e demorados para falar (Tg 1.19). Na prática, escutamos sempre que temos dois ouvidos e uma boca, ou seja, devemos ouvir o dobro do que falamos.

É justamente nesse ponto onde mais erro. E acredito que eu não esteja sozinha… A maioria dos erros que já cometi se referem à comunicação. Falar antes de ouvir tudo, falar sem saber toda a história, falar sem necessidade. Falar o que se pensa sem imaginar o efeito disso nas pessoas ao nosso redor.

Já perdi ‘amigos’, já perdi negócios, já perdi tempo… por falar demais.
Já magoei, já feri, já chorei… por falar demais.
Falar e falar e falar.

Falar bem não é tarefa fácil. Saber falar, o que falar e quando falar é tarefa difícil de ser aprendida. Mas ouvir, saber ouvir sem interromper. Prestando atenção, dando importância e valor ao que está sendo falado. Ah… isso sim é difícil.
Se ouvíssemos mais, com mais atenção…. Quantos problemas poderiam ser evitados.
Quantos mal-entendidos não aconteceriam. Quantos corações não seriam magoados!

Em Tiago 1.22 lemos para não só ouvirmos a Palavra, mas praticarmos o que ouvimos!! E que eu possa lembrar-me disso todos os dias, para aprender a praticar um dia de cada vez, como ouvir mais e falar menos!

Que tenha coerência entre o que eu escuto e o que eu falo! Nossa boca fala do que nosso coração está cheio (Mateus 12.34b: “Pois do que há abundância no coração, disso fala a boca”). Bem…. e nosso coração se enche com o quê? Com o que ouvimos!! Com o que lemos! Com o que assistimos!

Aprendi com os erros que já cometi, aprendi a ouvir mais, a deduzir menos…
Aprendi que posso sim melhorar em todas as áreas da minha vida…
Aprendi a cuidar mais o que meu coração escuta, e ao que meus olhos veem e leem …
Aprendi que se eu errar e pedir perdão, Deus me perdoará… mas terei que arcar com as consequências!

Descobri que erro porque sou humana, que meus erros não me fazem uma pessoa errada. Se eu atentar para entender o que errei, onde errei e porque errei… Meus erros podem me fazer uma pessoa melhor. Errar é humano. Errar é normal. Errar não me faz uma pessoa errada. Continuar no erro é burrice. Continuar errando os mesmos erros me leva a ser uma pessoa errada.

Errar. Reconhecer. Pedir perdão. Arcar com as consequências. Aprender com o erro.
E continuar vivendo, buscando errar menos, acertar mais… Com a ajuda de Deus é possível.
E como muitos grupos de auto-ajuda dizem… Um dia de cada vez!

 

Aproveite e siga:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *