Amizade,  Bíblia Sagrada,  Escolhas,  Mulheres,  Oração

O que é ‘comer o pão da preguiça’?

Essa expressão ‘comer o pão da preguiça’ que dá título ao post de hoje, pode ser lida em Pv 31.27:

“Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.”

O que significa comer o pão da preguiça? Quer dizer que não podemos sentir uma preguicinha de vez em quando? Qual o problema disso? Essas perguntas surgiram aqui na minha casa outro dia, quando reunida com um grupo de amigas de oração, nos colocamos a ler a passagem considerada tão difícil por muitas mulheres, que é Pv 31.10-31, que trata das características da Mulher Virtuosa. E desde esse dia tenho pensado muito sobre comer o pão da preguiça.

Eu e meu marido colocamos nosso despertador para tocar às 6h da manhã, todos os dias, mas pegamos o hábito de após despertar colocar mais 20 minutos para ‘uma sonequinha’. Desde o dia em que estive reunida com minhas amigas e que estou a pensar sobre comer o pão da preguiça, passei a analisar esses 20 minutinhos de soneca a mais todas as manhãs. E hoje cheguei a conclusão de que esses 20 minutos estão me prejudicando. Sim, porque quando desperto às 6h, estou disposta, percebi isso todas as manhãs essa semana, mas aí volto a cochilar, e quando realmente acordo depois de 20 minutos estou indisposta, com mais sono que antes e com… Preguiça de enfrentar o dia.

Hoje decidi, vou trabalhar para cortar esses 20 minutos da minha rotina matutina, conversei rapidamente com meu marido ontem de manhã sobre isso e vou tentar já na próxima segunda-feira, cortar isso que para mim se tornou um mau hábito. Veja bem, não estou dizendo que é um mau hábito para todos, estou dizendo que se tornou para mim. E sim, pode ser que um dia de folga, em um dia de descanso possamos fazer uso desses minutinhos de soneca, mas aí não vai atrapalhar minha rotina diária e nem tirar minha disposição para as coisas pois estarei em um dia de folga. Penso que esse exemplo simples seja um bom exemplo sobre comer o pão da preguiça.

O problema da preguiça é quando damos espaço para ela. A Bíblia nos apresenta diversos versículos que tratam sobre a preguiça. Em Pv 6.6-11 lemos que aquele que dá lugar para a preguiça um dia será surpreendido pela pobreza e pela necessidade, porque ficou de braços cruzados e nada fez quando podia ter feito algo. Outras referências podem ser lidas em Pv 13.4; Pv 19.15; Pv 20.13; Pv 26.13-15; Ec 10.18. Se eu fico dando mais e mais espaço para a preguiça, ficarei cada vez com mais preguiça. É como o sono, quanto mais se dorme mais se quer dormir. E conforme eu dou mais espaço para a preguiça eu estou dando alimento para ela, estou alimentando a preguiça. Pão, alimento, damos para quem ou aquilo que está com fome. Se não alimentarmos, o que está com fome acaba por ficar desnutrido sem forças, e assim não consegue se desenvolver e crescer.

Muitas vezes damos desculpas por não termos feito algo, não tive tempo de fazer isso ou fazer aquilo, mas na verdade, o que aconteceu é que demos espaço para a tal preguiça, ficamos mais 20 minutos e perdemos a disposição para começar o dia bem. E não falo aqui somente sobre fazer as atividades domésticas, ou sobre os afazeres nos trabalhos seculares, mas falo também sobre a vida espiritual. Dizemos ‘não tive tempo’ para ler a Bíblia, não tive tempo para orar e meditar. Quando na realidade, a preguiça tomou conta e demos espaço para outras coisas ocuparem nosso tempo com Deus.

E sim, tem o outro lado dessa passagem, o pão da preguiça também pode ser o preguiçoso sendo alimentado pelo pão que outros trazem para ele. Se aproveitando das coisas que os outros fazem, mas um dia chegará em que até mesmo essas pessoas cansarão de fazer tudo para quem nada faz, e aí o que será? Resposta em Pv 6.6-11, vale a pena ler!

No capítulo 3 de Eclesiastes, lemos que há tempo para todas as coisas, e há sim tempo para ficar deitado e tempo para descansar, mas é um tempo com equilíbrio, o suficiente para o descanso do corpo e da mente. Tudo o que pode gerar desequilíbrio no uso do tempo nos trará consequências sérias e prejudiciais, por isso é tão importante, vigiarmos até nisso, no bom uso do nosso tempo até para o descanso.

Que tal, a partir de hoje, cuidarmos mais para não comermos o pão da preguiça e depois dizer que não tivemos tempo para isso ou aquilo?

Aproveite e siga:

9 Comentários

  • Claudio Barroso

    O comer o pão da preguiça , vejo , como aquela pessoa q/ prefere(gosta) desfrutar daquilo , q/ seria por direito , de quem realmente , plantou , regou …..
    Pois a td ser humano , é dado o direito , de usufruir do suor do seu próprio rosto….

    • Rafaela Theodoro

      Estou nesse Minuto, são exatamente 00:45 da noite e eu vim vencer a preguiça o desânimo a fadiga a falta de tensão em aprender mais de Deus. Justamente quando Orei e peguei a bíblia e lembrei-me de que eu precisava me encher da palavra de Deus é muito interessante quando a gente vai na igreja e percebemos que as pessoas ao qual tem oportunidade elas são cheias de Deus Elas têm de Deus para dar e quando você é pego de surpresa para levar alguma saudação ou uma oração você não tem nada então é sobre isso que a palavra do senhor diz que temos que ser cheio do Espírito Santo Cheio da palavra dele cheio dele ele deve ter me cobrado muito a respeito disso se encher dele porque acredita que Deus quer me usar e quer te usar também é uma luta constante e aonde se encaixa isso tudo a preguiça desânimo é tudo que o inimigo não quer que você se enche de Deus pelo incrível que pareça de madrugada ele é a melhor hora para mim poder meditar na Bíblia porque muita das vezes no dia a dia a gente trabalha a gente cuida de criança não porque eu tenho mas porque muitas mulheres são muitas muito ocupada o marido né No meu caso eu não tenho filho porém o melhor horário para mim ler a noite mas acredito que esse provérbios 31 versículo 27 falou profundamente comigo e acredito que depois de ter lido eu vou botar em prática e a irmã também né que falou aí em cima ela sobre explicar de uma forma que a gente entendesse o significado desse Versículo Vou até levar na consagração amanhã

      • Janaina Both

        Amém minha querida, fico feliz que Deus usou esse texto para falar com a irmã. E cada uma de nós tem uma dificuldade, mas querendo servir a Deus encontramos nosso melhor horário, e que bom também que a irmã encontrou seu melhor horário para se dedicar a Deus. Que Deus a use em todas as oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *