Escolhas,  Organização,  Planejamento

Como estou me organizando em 2015 – Parte 2

Como falei no primeiro post dessa micro-série, sei que já estamos em agosto, mas ainda temos tempos para falar de como nos organizar melhor antes que o ano acabe. Se você perdeu o primeiro post falando de como me organizo é só clicar aqui. Espero que goste das dicas e possa aproveitá-las.

Pois bem, já mostrei aqui o caderninho abaixo, antes de ser forrado com esse papel lindinho que tinha em casa, era um caderno velho e usado. E foi o primeiro que separei para usar, porque quis organizar antes minha vida espiritual. Como dá para ver a etiqueta na foto, é meu caderno de oração. Eu já tinha tido um há alguns anos mas tinha parado de usar. No fim de 2014, me senti fortemente compelida a ter novamente um caderno de oração. Lendo 1 Ts 5.17, sobre orar sem cessar, quis desenvolver algo que me chamasse para orar sempre, um objetivo mesmo. E em seguida lendo Tg 5.16, orai uns pelos outros, veio essa ideia de um novo caderno de oração, onde juntaria todos os pedidos que recebo. Esse caderno não está disponível para alguém ver, pois coloco os meus pedidos de oração e mais todos os que recebo ali, tipo caderno de oração que muitas igrejas usam, mas o meu é confidencial e nem meu marido vê. Coloco a data em que recebo o pedido de oração e o motivo, quando fico sabendo que foi respondido anoto a data da resposta. Muitas vezes não recebo o retorno da pessoa que fez o pedido porque as pessoas esquecem mesmo onde pediram ajuda em oração. E muitas vezes a resposta não é o que a pessoa queria, mas como oramos para Deus fazer a vontade dEle, vejo a resposta negativa como sendo uma resposta válida para a oração. E vendo as orações sendo respondidas (com sim, não ou espere) minha fé aumenta e me faz orar mais, é um bom círculo vicioso.

Minha vida espiritual hoje está assim, oro logo que acordo de manhã, juntamente com meu esposo, ele prepara o café da manhã para nós enquanto eu faço outras coisinhas (contarei no post sobre vida pessoal). Depois do café, o marido sai bem cedo para trabalhar e eu fico em casa, são esses minutos que reservo para cuidar da minha vida espiritual, que para mim é o aspecto mais importante da minha vida, e de onde tiro forças para continuar, onde organizo meus pensamentos e sentimentos. Faço um devocional, lendo alguns versículos da Bíblia e orando agradecendo e pedindo por algo bem específico do dia, em muitos dias não peço nada, só agradeço. E sobre não fazer o devocional já contei aqui o que acontece quando saio de casa sem ter feito meu devocional e aqui também..

Depois disso pego mais uma caneca de café (sim a segunda do dia e não são nem 7h da manhã ainda) e me preparo para um período de 50 minutos de leitura bíblica. O que? Isso mesmo, estou em um propósito há cerca de um ano de ler a Bíblia todos os dias por 50 minutos, em 80% dos dias consigo fazer isso logo cedo de manhã, nos dias que não posso devido a outro compromisso que exige minha presença fora de casa, reunião ou algum médico, faço no horário de almoço ou no fim da tarde esses 50 minutos. Uso o aplicativo Youversion para essa leitura, tenho ele no meu tablet e celular, e uso planos específicos para o que eu quero. Não é leitura devocional, é leitura para conhecimento geral da Bíblia mesmo.

Voltando ao uso do caderninho, ele está sempre junto com a minha Bíblia (esta que estou usando no momento), inclusive escolhi esse papel para esse caderno, justamente para combinar com a cor da Bíblia (!!!). Geralmente esse caderno está na minha bolsa, e quando não posso levá-lo comigo fica guardadinho em casa. Não uso todos os dias, ainda não consegui desenvolver esse hábito, mesmo porque muitos dias já acordo com determinados motivos de oração na mente e nem preciso pegar o caderno para lembrar. Mas o uso várias vezes na semana, principalmente nos meus momentos de oração, sozinha em casa. Momentos que tiro especificamente para orar pelos pedidos que chegam, orar pelos outros, pela minha família, por motivos específicos de doenças, empregos, lutas, dificuldades e tantos outros assuntos que surgem continuamente.

No decorrer do dia, acabo tirando mais alguns momentos de oração quando recebo ligações ou pedidos de oração por mensagem e sinto a urgência em orar, ou então quando eu mesma me deparo com sentimentos e pensamentos que precisam de atenção. Fora isso, oramos juntos eu e meu marido em casa, à noite, agradecendo pelo dia que tivemos.

Em relação aos cultos, vamos aos cultos de ensino, culto de ceia, EBD (Escola Bíblica Dominical ) e culto público de domingo à noite. Só não vamos aos cultos de quinta-feira, e eu não tenho ido ao Círculo de Oração atualmente por conta de compromissos no mesmo horário.Faço parte do corpo de Cristo, e preciso estar em assembléia, adorando o Meu Deus. O contato e a comunhão com pessoas que exercem a mesma fé que nós é essencial para desenvolvermos nossos dons e fruto do Espírito. Acredito fortemente que quem não frequenta assiduamente os cultos de sua igreja, enfraquece espiritualmente com o tempo, dando espaço para todo tipo de sentimento ruim, fraquezas, tentações e outras coisas mais que acompanham essas.

Nos próximos post´s estarei falando de como me organizo em outras áreas da minha vida: Vida pessoal, Rotina da casa, Trabalhos na igreja e Vida profissional.

Lembrando que esse post faz parte de uma micro-série chamada “Como estou me organizando em 2015” E você, que ferramentas usa para se organizar? O que você tem feito para dar conta de tudo e alcançar o que almeja?

Aproveite e siga:

9 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *