Escolhas,  Organização,  Planejamento

Como estou me organizando em 2015 – Parte 5

Esse é o quinto post da micro-série “Como estou me organizando em 2015”. Espero que goste das dicas e possa aproveitá-las. No primeiro post, foi um geral de como comecei a preparar o material que usaria em 2015, o segundo post falei sobre minha vida espiritualo terceiro post foi sobre minha vida pessoal, no quarto post falei sobre organização das rotinas da casa e nesse quinto post falo sobre organização do meu trabalho profissional.

Até 2008 eu trabalhei como funcionária, administradora hospitalar, registrada CLT e tal. Tinha hora para entrar e sair, férias marcadas e se ficasse doente era só apresentar um atestado médico. Em 2008 resolvi mudar isso tudo e partir para um novo desafio. Abri minha própria empresa e desde então nunca mais trabalhei como funcionária registrada. 

Benefícios nessa minha decisão: tiro folga quando eu quiser, férias não precisam ser negociadas, faço meu próprio horário de trabalho, sou melhor remunerada (ganho mais do que registrada) e não tenho valores exorbitantes de Imposto de renda sendo descontados no meu holerite. Dificuldades: se eu não trabalhar não recebo, isso significa que quando estou doente ou tiro umas folgas/férias não recebo dinheirinhos, não tenho férias remuneradas, nem FGTS e preciso pagar meu próprio INSS. Mas a maior dificuldade ainda é o fato de muitas pessoas não entenderem como trabalho e acharem que por estar em casa estou disponível para receber visitas. Se estou ‘trabalhando em casa’ não posso receber visitas, por isso sempre peço para dar uma ligadinha antes de vir direto para minha casa, procuro explicar que caso eu esteja trabalhando posso até interromper, mas preciso planejar até mesmo essa interrupção, vai depender muito do tipo de serviço que estarei desenvolvendo naquele momento.

Isso tudo significa o que? Significa que tenho que ser muito mais organizada do que o normal. Já que não recebo quando não trabalho, preciso planejar essas folgas com precisão para não faltar grana em nenhum momento. Preciso planejar também o cumprimento de todos os contratos assinados dentro do prazo para não deixar ninguém na mão caso queira parar por uns dias, mesmo porque a propaganda do meu negócio é o bom serviço que entrego o que envolve o cumprimento de prazos, assertividade, e muitas outras coisas que envolvem um serviço de consultoria. Tem dias que trabalho em casa e outros que trabalho no local do contratante, depende do serviço a ser desenvolvido. Relatórios e análises financeiras que exigem maior concentração prefiro fazer em casa onde posso controlar as interrupções, desligar celular, ficar sozinha e concentrada. Outras atividades faço na empresa que me contratou. Isso ajuda muito na minha produtividade e também não canso de trabalhar só em casa ou só na empresa, posso mesclar e no fim dá tudo certo.

Se eu quiser não trabalhar em uma segunda-feira, sem problemas, mas tenho que estar bem ciente de que vou precisar fazer o trabalho da segunda bem antes, no meu trabalho não dá para adiar o serviço, só adiantar. Se pego um serviço para entregar em x dias, eu tenho que entregar, não posso atrasar em hipótese nenhuma, pois tenho um contrato a cumprir, com direitos e deveres. Muitas vezes opto por fazer o serviço à noite, ou até de madrugada para poder passear no dia seguinte. É uma escolha minha, desde que o serviço seja feito no prazo. 

Mas vamos falar de como faço para me organizar e fazer tudo isso dar certo. Uso agenda do Google para organizar todos os meus horários de trabalho, em casa e fora de casa, e também todos os meus compromissos pessoais, da igreja, e mais os do marido, uso essa agenda para absolutamente todos os compromissos. É uma excelente agenda, permite notificações no celular e anotações no próprio evento de necessidades específicas, por exemplo, para uma reunião posso anotar no próprio evento se preciso levar algum relatório, algum documento específico e tal, e o celular me notifica antes sobre isso (o tempo da notificação é personalizada). É a minha principal ferramenta de organização do trabalho. Uso também o Evernote como escritório móvel, tudo o que eu preciso de documentos da minha empresa, relatórios, estatísticas ou quaisquer outras coisas eu coloco ali em um caderno específico. Posso acessar de qualquer lugar, do celular, do tablet ou do desktop da empresa onde eu estiver. Isso ajuda muito no fato de que não preciso me preocupar em carregar pastas de papéis e nem com o fato de esquecer algo. Já é automático, tudo o que faço salvo uma cópia no Evernote.

Ando com calculadora e carimbo profissional na minha bolsa e com tablet também, para caso precise dar atenção a alguma demanda de trabalho quando estou fora de casa tenho as ferramentas necessárias.  Bem, acho que falei da forma mais resumida possível como faço para me organizar, espero que tenha ficado claro. 

Lembrando que esse post faz parte de uma micro-série chamada “Como estou me organizando em 2015” Com certeza você tem algumas dicas sobre organização de sua rotina aproveita e me conta nos comentários abaixo. 


Aproveite e siga:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *