Escolhas,  Organização,  Planejamento

Como estou me organizando em 2015 – Parte 4

Esse é o quarto post da micro-série “Como estou me organizando em 2015”. Se você perdeu o primeiro falando de como me organizo é só clicar aqui. Espero que goste das dicas e possa aproveitá-las. No primeiro post, foi só um geral de como comecei a preparar o material que usaria em 2015 para organização, o segundo post falei sobre minha vida espiritualo terceiro post foi sobre minha vida pessoal e agora falo de como organizo as rotinas da casa. 

Eu não gosto de ‘dia da faxina’, nunca gostei, e acho a maior perda de tempo tirar um dia inteirinho para limpar, lavar e faxinar tudo. Além de cansar, no meu caso seria perder o sábado. Isso mesmo, porque desde que saí da casa dos meus pais, quando eu tinha 17 anos, tenho estado bem ocupada durante a semana toda, então o único dia para fazer a faxina da casa seria o sábado. Quando usava o sábado para tal ficava sempre de mau humor e sem paciência, era realmente irritante perder o único dia que eu teria de folga com a faxina. Um dia resolvi mudar isso e fui pesquisar outras formas de fazer isso de forma eficiente e que não levasse meu sábado embora junto com a água e o sabão.

Entre diversos artigos lidos, e muitos sites visitados no Google, encontrei a Rô, do blog Flyrobrasileira. E de cara gostei muito do conceito, que não era tirar um dia de faxina mas fazer um pouco por dia. Isso aconteceu lá por 2003. Eu implantei tudinho o que vi e aprendi no que é chamado Sistema Fly Ladies, um sistema norte-americano para organização da casa e de suas rotinas. Mas com o tempo, fiz o declutter (aqui um resumo do que é isso tudo) e me livrei de tal forma de coisas que não usava mais ou não gostava, que minha casa ficou super organizada e eu fui simplificando toda essa imensa rotina, ou seja, atualmente não faço exatamente tudo do jeito que esse sistema ensina, pois simplifiquei muito, o que importa é que não tenho o dia da faxina comendo minhas folgas e não passo o dia limpando, ocupo cerca de 1 hora e 30 minutos por dia, de segunda à sexta cuidando da casa, e ainda divido esse tempo em 3 partes, 30 minutos bem cedo de manhã e 1 hora no fim do dia após o trabalho..

Hoje como faço? Como já fiz muitas mudanças, quando mudo para um novo lugar, pego um rascunho e divido a folha em cinco partes, uma para cada dia da semana (útil – segunda, terça, quarta, quinta e sexta). E em seguida divido a casa onde vou morar em cinco partes e coloco cada parte dessas em um dia da semana. Por exemplo, hoje a cozinha está na terça-feira, os quartos na quarta e o escritório na quinta. Depois disso, pego as grandes tarefas da casa, por exemplo, lavar e passar roupa e coloco cada grande tarefa em um dia da semana que tem parte pequena. Por exemplo, lavar roupa na segunda-feira, que tem uma parte da casa que é pequena que é a área de serviço.

E assim distribuo todas as minhas rotinas domésticas nos cinco dias úteis da semana. Segunda-feira eu cuido da área de serviço e lavo toda a roupa suja. Tudinho, o que não lavar nessa segunda ficará para a outra segunda. Na terça, é dia de cozinha, então é dia de limpar geladeira, forno, fogão, fazer lista de mercado e outras coisas que envolvem a cozinha. Varremos a casa dia sim e dia não e passo pano úmido na casa toda em dias alternados também, ficando assim: terças e quintas varremos a casa, segunda, quarta e sexta passamos pano úmido. Atualmente eu tenho uma irmã de nossa igreja que vem aqui dar uma geral na casa uma ou duas vezes por mês. Mas quando não temos ninguém para fazer isso, divido as janelas da casa em quatro partes e cada semana lavo uma parte, sempre de sexta-feira que é dia de lavar banheiros. Ou seja, não me canso lavando tudo de uma vez só e está sempre tudo limpo.

A regra principal por aqui é manter as coisas no lugar certo. Tirou, terminou de usar o negócio é guardar no lugar logo em seguida. Assim, as coisas ficam sempre arrumadas e nada fora do lugar, aí é bem mais fácil limpar tudo.Sei que você pode ler tudo isso e dizer, é assim porque não tem filhos ainda. Pois bem, quem me conhece mesmo e convive comigo sabe como sou, vamos esperar as coisas acontecerem e volto aqui para contar. Mas minha mãe é assim organizada, não tira um dia só para fazer faxina e teve três filhos. Crescemos aprendendo a fazer de tudo em casa e tendo nossas responsabilidades. Na verdade, sempre ouvi do meu pai  “dever antes do lazer”. Como minha mãe sempre distribuiu as tarefas da casa durante a semana, e fez assim mesmo com 3 filhos com idades muito próximas e trabalhando fora em todo o tempo, sei que minha rotina irá mudar se eu tiver filhos, mas sei também que não ficará tudo bagunçado pois sempre tive como exemplo minha mãe.

Usamos o Evernote para organizar a casa também. Mantemos ali uma lista bem dinâmica de Itens para comprar no mercado. Tanto eu como meu marido temos acesso e ao notar algum item que está acabando ou já acabou adicionamos ali e na maioria das vezes, ainda na fila do caixa do mercado, já entramos no Evernote e atualizamos a lista, excluindo o que foi comprado. Temos no mesmo aplicativo, listas com as medidas das coisas da casa, para não correr risco de comprar algo na medida errada, medidas das camas, das mesas, janelas e várias outras medidas. Temos também um caderno no Evernote só para colocar inspirações de decorações ou projetos de ‘faça você mesmo’ e salvamos ali tudo o que gostamos ou achamos que um dia poderemos aplicar em nossa casa.

Ah não posso deixar de falar que faço um cardápio semanal, isso mesmo, uma listinha do que vamos comer a cada dia na semana. Temos um bloco de post-it com imã na lateral da geladeira, e ali todo domingo à tarde ou segunda-feira de manhã bem cedo, pego esse bloco e faço um cardápio do que faremos para jantar à noite durante a semana. Meu marido como passa o dia no trabalho, almoça por lá. E eu, como meu horário de trabalho é flexível ou então trabalho em casa mesmo, acabo almoçando por aqui. Então faço janta e já deixo parte para meu almoço. O cardápio semanal é legal porque faço com base no que tenho em casa, e facilita muito principalmente quando estamos cansados e sem criatividade, pois o que vou cozinhar já está ali. E também não preciso sair correndo para comprar algo (a mistura como se fala) no mercado mais próximo, perder tempo na fila e tal.  E se caso eu queira fazer algo diferente na semana e não tem em casa, posso programar com tempo a ida ao mercado durante a semana para comprar os ingredientes. O cardápio ajuda também para as noites que meu marido chega em casa antes do que eu, pois ele começa a preparar a comida com base no que está no cardápio, facinho facinho e ele vai aprendendo a cozinhar… (rsrsrsrsrs).

Eu cuido das contas da casa no que diz respeito a pagar e controlar os gastos, investimentos e outras coisinhas ligadas ao dinheiro. Temos uma planilha onde lanço todas as contas e faço as previsões dos meses até fim do ano. Eu lanço as contas na planilha após pagá-las e meu marido as guarda em uma maleta com pastas suspensas etiquetadas por tipo de conta. Pagamos 99% das contas via internet banking, o que nos poupa o tempo de ir ao banco e tal. Otimizamos bem o tempo com as coisas da casa e assim sobra mais tempo para nossos hobbies e outras atividades.

Espero que a forma como nos organizamos tenha ficado clara apesar do texto longo, e que tenha te inspirado de alguma forma a se organizar mais em casa também. Aproveite e deixe nos comentários abaixo dicas de como você faz com a organização das rotinas em sua casa.

Lembrando que esse post faz parte de uma micro-série chamada “Como estou me organizando em 2015” Com certeza você tem algumas dicas sobre organização de sua rotina aproveita e me conta nos comentários abaixo. 

Aproveite e siga:

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *