Deus,  Dias difíceis

Mudando o pensamento sobre “Suportar”

Vivemos em uma cultura onde o ‘suportar’ algo, suportar alguém, uma luta, uma dificuldade, ou é visto como uma grande virtude ou até mesmo como uma amolação, como algo bem desagradável, do tipo ‘não tenho escolha’ tenho que suportar essa pessoa, ou esse momento, 

Suportar, no Dicionário da Língua Portuguesa Larousse, significa: 

1. Ter sobre si, sustentar;
2. Sofrer, permitir, tolerar.
3. Aguentar, resistir ou sobreviver.

E para reforçar a questão do suportar, lemos em 1 Coríntios 10.13 o que o apóstolo Paulo escreveu sobre isso: 

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.”

Veja que interessante, esquecemos com muita frequência desse versículo e agimos de forma totalmente contrária. Não queremos suportar as provas, na verdade, não queremos nem entrar em provas, queremos nos livrar de toda e qualquer provação antes mesmo que comece. Quantas vezes estamos passando por momentos e situações onde precisamos suportar, e ao invés de entender que devemos pedir forças ao Senhor, entendendo que Ele conhece nossos limites, pedimos para nos tirar da provação?

Suportar, conforme vimos no dicionário, tem a ver com sustentar, ou seja, segurar em minhas mãos ou braços, até passar o tempo da provação (Ec 3.1-8). Sim, suportar também é sofrer, permitir – no sentido de tolerar. Suportar também é aguentar. Mas o que acontece depois que passa o tempo da provação? Nos tornamos mais fortes, mais preparados, mais resilientes. Se os benefícios após provação são tão bons – fortalecimento, preparo e capacitação, então não seria o caso de ver as provas sob outro ponto de vista?

Quando nós estamos carregando algo pesado geralmente pedimos a Deus que nos livre, que nos tire da prova, então ao entender melhor o que é ‘suportar’ não seria o caso de pedir algo diferente? Repetindo, se após a prova ficamos melhores do que antes da prova, não seria o caso de pedir para Deus fortalecer nossos braços, fortalecer nossa mente e nosso ânimo para suportarmos devidamente e passarmos na prova com boa nota?

Pense sobre isso, quantas vezes reclamamos da prova, dizemos que estamos cansados, com dor, com dificuldades? Sério, quantas vezes reclamamos das provas? Elas nos habilitam, nos preparam para algo maior, para uma nova fase, ou um novo ministério, uma nova etapa de amadurecimento e crescimento espiritual. Por que então reclamamos tanto? Se está fraco, peça forças, se está cansado descanse em Jesus (Mt 11.28-30), se está doente, peça um alívio, se está difícil peça para o Espírito Santo passar contigo, Ele é o nosso ajudador (Jo 14.16, 26).

Quando reclamamos da prova, do que precisamos suportar, estamos em certo nível reclamando do bom plano de Deus para nós. (Leia 1 Co 15.58). A nossa prova, a forma como sofremos, os motivos, as causas, nunca é insignificante (Rm 8.28), nunca é sem sentido. 

Entenda o suportar como parte da prova que Deus nos permite passar, para sermos aprovados para uma nova etapa. Pare de reclamar do que está aguentando, peça forças para o Senhor e assim será aprovado. Aprenda com o que está suportando, se prepare, lembre suportar é também ter sobre si, aguentar com suas braços, ou seja, com a sua força (Jl 3.10) com o que você tem hoje. 

Não desanime, se sua vida está diante de Deus, Ele colocará um fim nessa provação e te conduzirá para um novo patamar, apenas suporte. Acredite que Deus realmente sabe o que é melhor para os seus filhos, para o seu povo.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jr 29.11

Vamos suportar dando glórias a Deus? É difícil sim, eu sei bem, mas com os olhos fixos em Deus, e entendendo que é preciso suportar para usufruir da vitória fica menos difícil. 

Aproveite e siga:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *