Sendo capaz de dizer ‘sim’ e ‘não’ – Parte 1
7 de agosto de 2014
Saber dizer sim e dizer não quando é preciso é questão de maturidade. Ser maduro é saber dar prioridade para as coisas certas na hora certa. Questão de equilíbrio.
see url
Buy Valium From India Online Muitas vezes o medo de dizer um não para alguém nos leva a aceitar compromissos e desafios que não poderíamos aceitar. Ou porque não estamos preparados, ou porque para dizer sim para a prioridade de alguém teremos que dizer não para uma prioridade nossa. Ou simplesmente porque não estamos a fim de fazer algo.
follow linkSó aprendi a dizer não e a dizer sim com convicção e sem me arrepender quando aprendi a equilibrar o que as pessoas queriam de mim com o que eu mesma esperava de mim. Aprendi que ceder demais, que dizer sim quando a vontade era dizer não ou a situação inversa só gerava insatisfação.
O sim e o não servem para nos dar direções e deixar claro os limites de cada um. Já teve quem me pedisse ‘por favor preciso muito’ e eu parei minha vida para fazer aquilo e um bom tempo depois fiquei sabendo que a pessoa estava passeando no shopping mostrando zero preocupação com o que eu estava fazendo por ela. E quando recebeu o que pediu (feito de graça com carinho) sequer agradeceu.
Queremos tanto ser aceitas e amadas por todos ou por alguém específico que dizemos sim para tudo o que a pessoa pede. Nossas necessidades e nossas prioridades ficam esquecidas. E no fim, na maioria das vezes (tem exceções sim graças a Deus!) essas pessoas sequer agradecem pelo nosso empenho, ou apenas agradecem como se tivéssemos feito apenas nossa obrigação. Isso desgasta qualquer relação. Me desgasta. Mas aprendi a dizer não assim como já sabia dizer sim. Dizer sim para tudo ou dizer não para tudo também não é a solução. Como falei no início, é preciso maturidade. Equilíbrio. As nossas prioridades devem estar bem claras e definidas, nossa agenda definida, para então termos a liberdade de dizer sim ou não sem arrependimentos posteriores.
Em Mateus 5.37 lemos que a nossa palavra deve ser sim sim e não não. Isso significa que se dissermos sim deve ser um sim convicto, certo de que estamos tomando a melhor decisão. Assim como também dizer um não, que deve ser dito com a certeza de que é o melhor. Tanto o sim como o não devem ser ditos certos de que é a melhor coisa, que levamos em consideração as nossas prioridades e também as de quem pede, que muitas vezes realmente precisa muito de nós naquele momento.
É muito sério e importante tudo o que sai de nossas bocas. Já falei aqui outro dia de que falar demais é um erro que já cometi muito mas estou melhorando. Da mesma forma, estou melhorando na questão de saber dizer não e me priorizar. Anulei minhas necessidades e vontades por muito tempo por medo de magoar se dissesse um não. Medo de ser rejeitada. Quando aprendi que minha liberdade em Cristo me dava o direito de também dizer não… me senti leve, livre e solta para dar minhas respostas baseada nas prioridades que eu havia me colocado. E desde então, passei a sofrer menos com quem muitas vezes abusa da nossa boa vontade em ajudar… passei a ter mais tempo para as minhas coisas, minha relação com Deus, com meu marido e com minha família e amigos. E sem culpas ou medos de ser recriminada ou rejeitada. E se alguém receber um não meu e cortar amizade por conta disso? (pois no passado isso já me aconteceu!!) paciência…. o que posso fazer? Continuar vivendo minha vida e dizendo ‘não’ para quem só querer receber… e sim quando eu estiver certa de que é a melhor decisão. Sem esperar nada em troca, apenas com a certeza de fui capaz de dar a melhor resposta.
https://www.thoughtleaderlife.com/85gc8ahl75
mais recente