Deus,  Dor,  Escolhas,  Fazer a diferença

Você sabe o que é autocomiseração?

Quando sofremos qualquer tipo de perda, ficamos com o hábito de olhar somente para o que perdemos. E podemos desenvolver algo chamado autocomiseração. Autocomiseração é aquele sentimento de ter dó e piedade de si mesmo. De ficar se achando vítima da situação, das pessoas, um ser sofredor que merece o cuidado e atenção exclusivos de todos ao seu redor.

Sentimento bem perigoso, pois pode nos levar por caminhos tortuosos, como o da depressão, do negativismo e principalmente da ingratidão com Deus. É isso mesmo, depressão, negativismo e ingratidão com Deus. Ingratidão porque quando passamos a olhar somente para os problemas, somente para os nossos sofrimentos, deixamos de ver as coisas boas que temos, deixamos de ver todas as bençãos que Deus permitiu que recebêssemos.

Autocomiseração é bem diferente de frustração. Frustração é algo que sentimos com frequência. Por exemplo, quando queríamos algo e não conseguimos, quando perdemos uma oportunidade, quando outros recebem elogios e nós não. Os amigos recebem melhores notas na escola, as amigas conseguem emagrecer e nós não. Isso tudo é frustração. É um rápido sentimento de ter fracassado, mas que logo passa e é superado. A frustração é passageira e não nos incapacita. Já a autocomiseração é incapacitante. Isso mesmo. Ela vai tirando a capacidade da pessoa em se relacionar, em continuar a caminhada da vida. A autocomiseração transforma a pessoa em “o coitado”. O coitado da igreja, o coitado do trabalho, da escola, o sofredor da vida. E a pessoa que está nessa situação de autocomiseração passa a ser conhecida por se comportar como a vítima, como um coitado. Com o tempo as pessoas se afastam porque não é fácil conviver com alguém assim. Por mais que você faça para a pessoa, converse, dê atenção, nada melhora e nada muda. E isso é difícil de aceitar e entender.

O coitado gosta de ser o centro das atenções, de receber cuidado, apoio e carinho de todos. Mas não percebe que essa situação muda com o passar do tempo. E um dia, quando pode realmente precisar de um amigo, estará sozinho porque ninguém aguentou carregar o fardo com ele.

A pessoa que entra nessa de autocomiseração se engana muitas vezes, quando recebe o cuidado dos amigos e familiares que sentem “pena” dele. Se engana porque as pessoas não vêem o coração mas Deus está vendo. O relacionamento com Deus não é baseado no quanto sofremos, ou no quanto fomos vítimas de uma situação. Deus não vai passar a mão nas nossas cabeças e dizer “ai que peninha dessa minha filha”. Não. Deus não quer que tenhamos essa posição de coitados, mas quer que tenhamos uma postura de vencedores, leia Romanos 8.37 “somos mais do que vencedores”. Quem é vencedor não tem comportamento de derrotado, de vítima, de coitado.

Agir como vítima limita nossas ações, nos tira a liberdade que Deus já nos deu há muito tempo. Nos rouba a benção da alegria, do amor e da paz no coração. Agir com autocomiseração nos impede de viver a vida de forma plena, nos rouba um tempo que não voltará jamais. Sim, porque quem age com autocomiseração fica buscando motivos e pensando em tudo o que já aconteceu de ruim para “perder” tempo se lamentando.

Devemos cuidar para não cair nessa tentação de assumir um comportamento de vítimas, de autocomiseração. Deus nos fala para nos levantar e nos esforçar (Esdras 10.4).

Levantar. Esforçar. Agir.

Para seguir na caminhada é preciso ação. Ficar sentado, deitado, se lamuriando, choramingando pelo que aconteceu ou deixou de acontecer não levará ninguém a lugar algum. Ou melhor, levará. A uma vida não vivida, desperdiçada, sem alegrias.

Não estou dizendo que não podemos chorar e ter nossas tristezas. Isso faz parte da vida. Precisamos chorar, desabafar, ficar tristes, sentir frustração. Mas sem assumir um comportamento de fracasso. O que quero dizer é que mesmo que em algum momento da vida esteja dando tudo errado, não é tendo pena de si mesmo que alguma coisa vai melhorar. Como falei é preciso se levantar, fazer esforço, agir.

Para que as coisas mudem em nossas vidas precisamos agir diferente. É clichê eu sei, mas se continuamos a fazer as mesmas coisas sempre, nossa vida continuará do mesmo jeito. Não podemos perder tempo lambendo nossas feridas e nos privar das bençãos que Deus tem para quem levanta e se esforça.

Hoje é o dia de parar de ter dó de si mesmo. Hoje é o dia de levantar, se esforçar e agir. Não permita que as coisas ruins que aconteceram ou as boas que não aconteceram te prendam na autocomiseração. Busque ajuda em Deus e mude sua postura, seja um vencedor.

Coloque um sorriso no rosto, uma oração em seus lábios e levante! Vá viver sua vida com Deus e seja feliz! De novo! E mais quantas vezes forem necessárias!

Aproveite e siga:

34 Comentários

  • Val Rodrigues Diário de uma Esclerosada

    (…) Existe uma certa auréola de “oh eu tenho esclerose múltipla, tadinha de mim”! Isso se chama “autocomiseração”.
    Geralmente, nossas mães costumam nos deixar bem inteirados sobre isso, com a mania de se acharem as “sofredoras” e solicitarem pena ( no caso, nossa: os filhos) para si mesmas. Vixe, agora eu sou mãe, tenho que me cuidar disso!(…) https://plus.google.com/+ValRodriguesDi%C3%A1riodeumaEsclerosada1325/posts

  • jorge luiz

    Eu acho que estou vivendo isso.. desde que tive uma grande perda na vida amorosa. Vou refletir agora sobre minhas ações. O Difícil sempre é dar o primeiro passo, pois a impressão que fica é que nada que venhamos a tentar vai dar certo de agora em diante.

  • Janaina Both

    Oi Jorge luiz! Sim, imagino como você deve estar porque já passei por isso também, por isso posso afirmar: o primeiro passo é difícil, mas é possível!! Faça um esforço peça ajuda a Deus e você verá que é possível sair dessa situação até mais maduro e preparado para um novo relacionamento! Obrigada por deixar seu comentário e tudo de bom para vc! Abs

  • Janaina Both

    Val Rodrigues!! Li sua história, que guerreira você é e tem um esposo guerreiro também!! Me emocionei com o que vi no seu perfil no G+ que Deus possa te abençoar, dar mais garra, mais energia para continuar nessa caminhada, e que renove o amor entre você e seu marido a cada amanhecer!! Obrigada por passar por aqui e ler e comentar meu texto, me sinto honrada tendo uma guerreira comentando aqui! Super abraço e quando der, aparece!

  • Unknown

    Gostei do texto, muito esclarecedor! Me sinto nessa situação atualmente. Estou perdendo a vontade de interagir com as pessoas, perdendo o interesse pelas coisas…Preciso dar a volta por cima!

  • Janaina Both

    Obrigada pelo comentário! Se está assim, nesse estado citado no texto, saiba que só você poderá mudar sua situação, depende de você escolher dar a volta por cima e ficar bem! Torcendo para que inicie essa mudança em sua vida o mais rapidamente possível! Abs

  • Unknown

    Acho que estou passando por isto a anos, perdi minha mãe e não tive tempo pra me despedir e dizer o quanto amava. Não tínhamos uma boa relação pois fui abandonada na casa de meu pai aos 2 anos de idade, cresci sem o amor e carinho dela,na adolescência é que nos aproximamos.Tive mágoa e raiva dela por este abandono,então tudo aconteceu tão depressa e a perdi.Hj vivo com esta culpa por não ter dito que a amava e que não importava o que passou e que eu a perdoei de verdade.Em vez de passar as últimas horas dela de vida junto eu escolhi uma folga ridícula e deixei pra ve-la no dia seguinte este dia não chegou…

  • Anônimo

    Tenho vivido exatamente isso, na verdade altos e baixo. Cuido de minha mãe que já tem 92 anos e cada vez o fardo pesa e mais as obrigações de casa, família e sempre em casa. Somente a palavra de Deus e quando estou na igreja sinto verdadeira alegria! Como uma filha de Deus se deixa abater a sua alma e sentir tanta tristeza…???

  • Dri santos

    Glória Deus pela sua vida ..esse texto foi libertador pois já tenho vivido nesse estado já a longos anos da minha vida e até hj não sabia o que estava acontecendo muita tristeza e uma ingratidão terrível querendo ser ouvida e cuidada por todos mendigando atenção e amor ..mas que bom hj temos Jesus que já nos deu a vitória assimá de tudo que passamos somos mais do que vencedores ..Deus abençoe.

  • Anônimo

    Parabéns!!! adorei o texto. vale por muitas sessões se terapia.
    Realmente texto muito lúcido e motivador .
    fiquei impactada por perceber sua capacidade doadora de transformar vidas de muitos irmãos irmãs com ricas e abecoadoras palavras .
    Bem disse Deus a palavra tem grande poder e sem bem colocada como é o caso, ela é criadora de esperança, renovação, paz, luz, bênçãos e vida em abundância .

  • Janaina Both

    Obrigada por ler e tirar uns minutinhos para comentar! Fico feliz que o tempo que dedico para escrever aqui traga bons frutos, mas sei só é possível porque Deus capacita e também porque vai curando as minhas próprias feridas emocionais! Que Deus te abençoe e recompense por deixar palavras motivadoras e abençoadoras aqui para mim! 🙂 🙂

  • Janaina Both

    Dri santos! Fico feliz que esse texto tenha sido libertador para você, antes de compartilhar minhas palavras aqui eu mesma vivi isso e Deus me libertou de tudo, superei um dia de cada vez. Desejo a você uma vida de felicidade plena com Deus e que possa aproveitar bem cada novo dia da sua vida! Que Deus te abençoe!

  • Janaina Both

    Olá, nos deixamos abater porque somos humanas, de carne e vivemos as aflições dessa vida. Busque ser cheia do Espírito Santo e desenvolver o fruto do Espírito, se fortaleça lendo e meditando na Palavra de Deus, não deixe espaço para pensar no fardo que carrega, lembre-se que Jesus nos ajuda a carregar, leia Mateus 11.28-30. Que Deus te abençoe, abs.

  • Janaina Both

    Oi, viver se culpando só vai piorar as coisas e vc não vai ser feliz nunca, com certeza, apesar de tudo o que aconteceu não era o que sua mãe queria para você. Busque ajuda em Deus, se fortaleça lendo e meditando na Bíblia, e acima de tudo, se perdoe, em uma história assim não há um culpado direto, e portanto, não é culpa sua se vc escolheu uma folga no dia em que sua mãe faleceu. Não temos controle de tudo, mas temos controle de como reagimos. Reaja com perdão e alegria, até mesmo por tudo o que aconteceu. Que Deus te abençoe e dê forças para superar e viver feliz. Abs

  • Anônimo

    Muito boa essa matéria! Engraçado que muitas pessoas passam por isso, porém, sem saber!
    Eu já tive esse perfil de "vitíma", durante um bom tempo sem me dar conta! A causa foi um relacionamento muito sério que tive, contudo sem sucesso. Mas depois que entreguei meu caminho ao Senhor tudo mudou!
    #Autocomiseraçãonuncamais
    #Jesuséamor
    #EuqueroossonhosdeDeus

  • Janaina Both

    Isso mesmo, ao entregarmos nossas vidas para Deus tudo muda, nada permanece como era. Autocomiseração nunca mais mesmo, com Deus somos curados, com Deus somos melhores. Obrigada por ler e comentar, que Deus continue te abençoando.

  • Rita

    Janaina, você acabou de me tirar uma dúvida e me deu um norte! Autocomiseração, descobri o que é e pior estava me deixando levar por este comportamento! Agora que identifiquei o mal, tratarei de intensificar uma forma de me livrar disso!

  • Anoni

    Esse texto me ajudou a sair da foça em 2016, eu não sabia q eu era assim ate descobrir e mudei, hoje em 2019, sinto q isso esta voltando e resolvi procurar esse texto maravilhoso que ne ajudou . obrigada

    • Janaina Both

      Olá querida! Obrigada por me contar sobre isso, e que bom que o texto te ajudou, 2 vezes. Que Deus te dê sabedoria para seguir com sua jornada com equilíbrio e satisfação. Abs, Janaina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *