101 coisas para fazer

101 coisas para fazer em 1001 dias: Item 20

 

Meu Item 20. Conhecer Pedreira do Chapadão. O nome do lugar é Parque Pedreira. Já tínhamos ouvido falar desse lugar aqui em Campinas, e já tínhamos marcado de ir lá várias vezes. Mas aí eu tive crises de cólica renal, 2014 passou e não fomos. Então coloquei no Desafio de 101 coisas para fazer em 1001 dias e deu certo, como estamos empenhados em conseguir fazer todos os 101 itens, esse riscamos em janeiro ainda.

Fomos lá na parte da tarde do dia 17 de janeiro, um sábado que tínhamos livre. O lugar fica a pouco mais de 5 quilômetros de nossa casa, na Rua Doutor Alcides Carvalho – Jardim Chapadão, Campinas. É uma antiga pedreira, hoje conhecida como Pedreira do Chapadão. Ficou um tempo meio que abandonada pelo que entendi, mas durante o ano 2013 foi revitalizada abrindo para o público novamente após isso.

A área tem 130 mil metros quadrados, é como um buraco, uma pedreira mesmo, dentro dela os equipamentos de academia ao ar livre foram restaurados, tem espaço para piqueniques, pista para caminhada e corrida, pista para skate, espaço para jogar futebol, basquete e vôlei. Ah sim e tem uma iluminação noturna muito legal, bancos de madeira e laguinhos com peixes e pontezinhas de madeira muito bonitinhas.

Tem um Memorial Ulisses Guimarães (de 19994), com uma escultura formada por cerca de 2000 chapas de aço recortadas e soldadas, formando um conjunto que pesa 2,5 toneladas e tem 13 metros de altura.

 

Funciona todos os dias, inclusive aos feriados, das 6h às 22h,conforme orientação no local. O local conta com patrulha da Guarda Municipal e tem seus próprios funcionários que fazem a ronda e cuidam do espaço. Tem banheiros e água potável bem localizados, e conta também com um estacionamento para cerca de 60 veículos, estava cheio inclusive quando fomos, mas é possível também estacionar na rua próxima. Só não tem praça de alimentação, a Prefeitura informa que está em processo de licitação, então quem for daqui um tempinho deve encontrar o que comer por lá. Mas para compensar tem a Sorveteria Sergel, que vende o que é considerado o melhor sorvete de Campinas, super dica da minha amiga Rose Pizzi, e nós como gostamos de coisas boas, já somos clientes cativos, passamos lá antes de entrar na Pedreira do Chapadão.

Tem também um mirante de 30 metros de altura, onde assistimos o pôr-do-sol no dia que fomos lá. Infelizmente tinha algumas nuvens e ele se escondeu rapidinho.

É um lugar bem cuidado, cheio de gente tranquila e de paz com a vida, aproveitando o espaço com amigos e família. Muitas famílias fazendo piqueniques, com filhos correndo atrás de bolas.Gostamos do lugar e como não tiramos tantas fotos dessa vez, pretendo voltar lá para tirar mais fotos. Se você é de Campinas e ainda não foi, está perdendo e se você que não é e der uma passadinha por essa cidade, não deixe de conhecer a Pedreira do Chapadão.Esse post faz parte do meu Desafio 101 coisas para fazer em 1001 dias. Se quiser ver os itens que já consegui é só clicar aqui. E você? Tem sua lista de desejos também? Está fazendo o que é preciso para alcançar cada item?

Aproveite e siga:

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *