Inventando moda

A maioria das pessoas já ouviu o termo ‘inventando moda’, pelo menos as da minha geração já ouviram. As mães, principalmente, falam isso quando seus filhos não param quietos, sempre fazendo algo, sempre mexendo nas coisas, fuçando e brincando.Ter uma família, ou melhor, fazer parte de uma família é uma benção sem tamanho e é impossível tentar me imaginar sem a minha. Mas, e sei que é bem clichê escrever isso, ser mãe é incomparável, não tem uma palavra ou expressão que possa explicar fácil o que é ser mãe. É sim uma experiência maravilhosa, que nos muda por completo, nos deixa do avesso para sempre, e para equilibrar toda essa grandiosidade e beleza de ser mãe recebemos o peso da responsabilidade. A responsabilidade é algo que nos suga, nos pesa e nos muda, acumulamos tarefas, abrimos mão de muita coisa, nossas prioridades mudam. E se você for como eu, inquieta e com a cabeça sempre imaginando novas coisas para fazer, já deve ter ouvido de sua mãe o que eu cresci ouvindo e continuo ouvindo agora, mesmo morando a mil quilômetros de distância. “Janaina está sempre inventando moda”.Antes mesmo de terminar os projetos em andamento já estou imaginando o que vou fazer depois. A cabeça sempre trabalhando, uma vontade gigante de abraçar o mundo, abraçar todo mundo que precisa de um abraço, e até abraçar quem não precisa, acumulo tarefas, e sempre tenho listas prontas sobre o que fazer quando surgir um tempinho.
E o que posso dizer agora com a filhotinha por aqui? Pois bem, não sei se envelheci, se apenas amadureci, acho bem que é uma mistura dos dois, o tempo passou para mim como para todo mundo, e me tornei mãe. Estou aqui começando a repetir as palavras da minha mãe sobre a filha, mudei apenas o nome da filha: “Helena está sempre inventando moda”.
Agora o desafio é equilibrar minhas vontades e desejos de ‘inventar moda’, de cumprir com minhas listas de coisas a fazer e novos projetos, com as vontades de ‘inventar moda’ da minha Helena. Penso ser esse um grande desafio que a maioria das mães enfrenta. Mas vamos seguindo, um dia de cada vez, nessa caminhada doce, alegre, desafiante e também exaustiva que é o da maternidade e aos poucos vamos vencendo esse desafio e inventando moda, mãe e filha.

Por que nos cobramos tanto?

Como você se vê no espelho?
Você pode gostar

10 motivos que impedem as mães de orarem por seus filhos
18 de janeiro de 2019
Diário de gravidez: Semana 17
15 de março de 2016