Amor,  Maternidade

Diário de gravidez: 8 semanas

Nessa última quarta-feira completei 8 semanas de gestação, e estou aqui para contar um pouquinho mais de como está sendo essa nova etapa em nossas vidas.
Como contei aqui, descobri que estava grávida dia 23 de dezembro, bem no comecinho da gravidez. Imediatamente mudei várias coisas na minha alimentação e nos meus cuidados pessoais. Comecei cortando drasticamente o café. Antes, eu tomava cerca de um litro e meio de café por dia, sim, tudo isso! Nas duas semanas anteriores à descoberta da gravidez já estava diminuindo o café de forma gradativa, dia 23 cortei de uma vez o que faltava. E sabe o que aconteceu? Tive uma enxaqueca imensa por abstinência de cafeína, que começou no dia 23 mesmo e se prolongou por quase 48 horas. Não consegui dormir bem e nem me alimentar direito nesses dois dias, passei a ceia de natal com enxaqueca e foi a pior coisa que podia ter acontecido. Mas passou, e agora tomo café só de manhã e misturado com leite.
Outro dia me perguntaram se eu não tinha medo de ter contado tão cedo sobre a gravidez, pois contei quando estava de apenas 4 semanas. Não tive receio nenhum em contar porque não acredito em superstições e crendices. Infelizmente a estatística médica aponta que 20% das mulheres que engravidam perdem seus bebês nas primeiras 12 semanas e por conta disso, é muito forte a tradição de só contar para as pessoas depois de 3 meses de gestação. Não tenho medo dessa estatística e muito menos acredito que contar ou não contar vai influenciar em algo tão sério, não é escondendo que estou grávida que ficarei protegida de algo assim. Esses 20% quer perdem são por causas naturais e a maioria das mulheres que perdem depois de alguns meses estão prontas para engravidar novamente. Então sem medo de superstição gente!
Como foi uma gravidez planejada eu já tinha diversas orientações dos meus médicos para seguir assim que engravidasse, infelizmente como contei no primeiro post sobre a gravidez, tenho sentido dores quase que diárias no rim direito, e devido a isso a primeira recomendação médica foi ingerir entre 3 e 4 litros de líquido por dia. Além disso, equilibrei melhor minha alimentação, com uma variedade maior de frutas, legumes e verduras. Até aqui não tenho sentido vontade de comer doces então está tudo certo no quesito ‘controlar os doces’.
Assim que soubemos que eu estava grávida conferimos todos os produtos que eu usava para pele, desde hidratantes, maquiagens e produtos específicos. Para quem não sabe, há substâncias contra indicadas para grávidas, pois podem prejudicar o bebê, como ácido retinoico, retinol e ureia com mais de 4% na fórmula. Muitos hidratantes tem ureia, e infelizmente a maioria no Brasil não consta em seu frasco o percentual de ureia presente, então a orientação dos médicos é, só pode usar com até 4%, se o frasco não fala quanto tem é melhor evitar. E foi isso que fizemos por aqui, descartei os que não poderia usar. Comprei imediatamente também um creme para prevenção de estrias e hidratação da pele, pois preferi não arriscar e uso direitinho desde a 5ª semana.
E olha só, eu estou grávida mas é a barriga dele que está crescendo kkkk
Semana que vem estarei por aqui novamente, se você quiser saber um pouquinho mais dessa nova fase de nossas vidas, é só aparecer por aqui, ah… E aproveita para conhecer os outros textos do blog e comentar aqui embaixo também! Ficarei feliz!
Aproveite e siga: