Bom senso,  Deus,  Escolhas,  Frutos,  Não desista

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura

Entre os diversos ditados populares esse ditado no título é um dos que mais se destaca para mim, está relacionado a minha história e a uma grande lição moral, a perseverança.

https://www.thoughtleaderlife.com/hy01ee1o7tl

go
Em um dia sem muito para fazer, se ficarmos à beira de um rio observando as águas correrem não perceberemos as mudanças significativas nas pedras que ali estão. No entanto, se observarmos essas mesmas pedras ao longo do tempo, perceberemos mudanças no formato e tamanho delas. Essa transformação é explicada pela ciência: o contínuo atrito gerado pela água nas pedras vai soltando minúsculos fragmentos que depois de um tempo as altera. 

https://www.thephysicaltherapyadvisor.com/2024/09/18/jbhs4bml https://vbmotorworld.com/iay7x6x “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”

https://marcosgerente.com.br/6x0ju33nkl
Por ser verdadeiro aos olhos do povo, esse ditado adquiriu conotação de juízo. Na região Sul do Brasil, colonizada por imigrantes alemães e italianos em sua maioria, o ditado é usado para caracterizar a tão famosa teimosia alemã! Quando essas pessoas tomam uma decisão é muito difícil mudarem de ideia, ‘fincam’ posição e pronto! E muitas e muitas vezes a teimosia é tão forte que vencem os argumentos e posições simplesmente porque o outro lado desiste de lutar contra a tal teima e não porque concorda com o assunto em questão. 
Desde pequena ouvia minha mãe (que é descendente de imigrantes italianos) aplicar esse ditado ao meu pai (que por sua vez é descendente de imigrantes alemães). Na verdade, é assim minha mãe fala  até hoje que meu pai é um alemão teimoso, e meu pai responde que é teimoso quem teima com o alemão, ou seja, minha mãe! Quando eu cheguei na adolescência, adivinha como minha mãe começou a me chamar? De teimosa, e dizia que o tal ditado tinha sido inventado por encomenda para mim! 
Hoje, depois de muitos acertos e sucessos e, também, alguns fracassos, eu mesma aplico esse ditado para minha postura diante da vida. Por que? Porque sei que ter perseverado diante das dificuldades e reveses que surgiram foi o segredo para vencer, para conquistar, e principalmente para permanecer. Quantas vezes precisei ficar batendo no obstáculo para conseguir vencer? Quanto tempo insisti em algo que muitos já teriam desistido? Mas foi essa insistência, essa perseverança que me fez chegar onde estou hoje. E minha mãe, muito certeira como a maioria das mães, diria que foi essa ‘teimosia’ igual da água que abriu caminhos que outros queriam fechar’
A lição que tiro desse ditado é de não desistir diante de uma pedra dura. Quem não desiste, quem persevera em seus objetivos sem fraquejar, alcança o que busca, seja passando por cima dos obstáculos, seja encontrando uma passagem no meio dos obstáculos. E como a água que tanto bate até que fura, poderemos vencer as pedras que encontramos no nosso caminho. 
É importante também saber quando é hora de desistir de bater na pedra, muitas vezes a água não fica lá batendo em pedra, sabe o que ela faz? Desvia o curso e procura uma brecha, um furo na pedra e passa através do furo, ou por cima da pedra e até por baixo da pedra. Isso significa não só perseverança, mas significa movimento, ação. Água parada é água sem vida, e a nossa vida deve ser assim, como a água corrente, perseverante, batendo em pedra dura até furar, mas sabendo a hora de mudar o caminho se for necessário, encontrando uma nova passagem para sua caminhada. 
E você, desiste na minha dificuldade? Ou insiste?
https://www.fandangotrading.com/0emjcuf2 (*Texto escrito em 09 de setembro de 2004, por Janaina Both, durante uma aula no Curso de Teologia)
Aproveite e siga: