Escolhendo levantar da cama todos os dias
11 de dezembro de 2014
Eu, por anos, nem lembro quanto tempo, mas lembro que isso começou logo depois do meu primeiro casamento, sofria com insônia e dificuldades para dormir. Não conseguia dormir por mais que 4 ou 5 horas por noite, dormia tarde e acordava cedo, vivia me sentindo cansada. Havia até aprendido a transformar noites de insônia em noites bem produtivas. Tinha tentado de tudo e nada funcionava para melhorar isso. Eu justificava para mim mesma dizendo “sou assim, meu organismo é assim”, mas na prática eu estava sempre cansada, sempre no limite, fazendo um esforço enorme para dar conta de todos os meus compromissos e responsabilidades.
Eu lia Salmo 4.8 source url “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” e dormia bem. Meu problema não era dormir bem ou mal, eu dormia bem, mas dormia pouco. Sempre tive essa confiança de que Deus cuidava de mim enquanto eu dormia. Não era esse o motivo de eu não dormir muito. Eu não tinha problemas enquanto dormia. Eu tinha problemas para desligar e pegar no sono.
Há cerca de um ano venho dormindo bem, bem e muito… E hoje entendo um pouco do que acontecia, minha cabeça não desligava, eu não conseguia me desconectar de problemas e sentimentos ruins, mesmo orando muito, pedindo ajuda a Deus, eu simplesmente não conseguia. Pensava demais em tudo e pensava demais no meus sentimentos, intuições e dúvidas. Hoje, além de me entender melhor e ter aprendido a deixar minhas ‘pré-ocupações’ no lugar certo – em oração entrego tudo para Deus, vejo que tudo o que me afligia no passado e tirava meu sono desapareceu.
Quando o despertador toca de manhã temos duas escolhas, sair da cama imediatamente ou apertar a tecla soneca e dormir mais um minutinhos. E eu que nunca tinha encontrado problemas em sair da cama imediatamente, agora preciso em muitas manhãs fazer um esforço em sair no primeiro toque do despertador, pois já passei pela experiência recente que conto aqui, de perder a hora, sair totalmente da rotina e me prejudicar por isso.
Sabemos sim que em muitos dias é preciso coragem para sair da cama, como diz a música de Renato Russo, “Coragem é levantar da cama todo dia, mesmo sabendo que seria infinitamente melhor ficar ali, deitado.” Mas precisamos sair, porque temos nossos compromissos, nossas responsabilidades e ficar na cama apesar de ser muito bom, só adia o que temos para fazer.
Ficar na cama dormindo um pouco mais está reservado para alguns feriados e alguns sábados que não temos compromisso cedo e eu faço aquela preguicinha enquanto meu querido marido faz e serve aquele café da manhã todo especial, na cama. E nos outros dias? Levantar no primeiro toque do despertador é a melhor escolha que tenho a fazer. Sem apertar o botão soneca, sem dar mais 5 minutinhos. Escolher sair da cama e começar meu dia bem preparada, com um café forte e uma leitura devocional da minha Bíblia é o mais acertado para mim. E enfrentar os desafios do dia, tomar as melhores decisões possíveis, dar o meu melhor em tudo o que eu me proponho a fazer.
Quando optamos por nos deixar ficar mais uns minutinhos, todo nosso dia fica diferente, eu já fiz esse teste recentemente. Tudo sai dos eixos e até meu humor muda, eu que acordo sempre de bom humor, nesses dias fico com o humor alterado, sem boa vontade para fazer as coisas.
Eu escolho todos os dias levantar da cama no primeiro toque do despertador, e começar meu dia com Deus.
Eu escolho todos os dias levantar agradecendo a Deus por mais uma ótima noite de sono que tive.
Eu escolho todos os dias levantar da cama com boas perspectivas, e de bom humor.
Eu escolho, você escolhe… Cada um faz suas escolhas de como vai ser seu dia, todos os dias.
Entendeu? O que você escolhe todos os dias?
anterior
Livro lido: Problemas? Oba!
mais recente