Livro lido: As cinco pessoas que você encontra no céu
29 de setembro de 2014
As cinco pessoas que você encontra no céu, é um livro do Mitch Albom, Editora Sextante, com 129 páginas, que eu comecei a ler no sábado (27) e terminei nesse domingo (28).
Eu já havia escutado citação desse livro, mas até então não havia sequer pesquisado para saber do que se tratava.
Não tem nada a ver com teologia, e o que se fala como sendo o céu é totalmente o contrário do que aprendemos na Bíblia, mas devo dizer que o livro é bem legal e muito interessante. Gostei mesmo.
O livro é uma fábula e conta a história de Eddie. Começa relatando as últimas horas de sua vida, justamente no dia em que completa 83 anos.
Logo no início do livro, na página 7, lemos:
“Pode parecer estranho uma história começar pelo fim. Mas todos os fins são também começos. Embora quando acontecem, não saibamos disso”.
E só essa frase já é o suficiente para nos fazer refletir… sim, quando achamos que tudo pode ter terminado, é apenas um novo começo.
Eddie é um idoso que trabalhou quase toda sua vida como chefe de manutenção de um parque de diversões. E morre assim, num acidente no parque em que trabalhava ao tentar salvar a vida de uma menininha.
Depois que ele morre, o livro relata toda sua história através dos encontros que ele tem ao chegar no céu com cinco pessoas.
No livro, o céu é relatado como um lugar onde lembramos de nossas experiências na terra e somos confrontados com tudo o que fizemos nessa vida, com o objetivo de entendermos a razão de nossa existência e de alguns acontecimentos específicos de nossa vida.
As cinco pessoas que Eddie encontra de alguma forma marcaram a sua vida, tem familiares e amigos e também desconhecidos. E a história termina de forma surpreendente contando sobre o impacto do encontro com a quinta pessoa.
Eddie sentiu-se como um fracassado a vida toda, um inútil. A história mostra como ele foi importante e o impacto que causou na vida de muita gente. Vivemos em uma ampla teia de relações e ligações com conhecidos e desconhecidos, e que com um simples gesto podemos mudar a vida dos outros para sempre.
Embora o livro não seja teológico, ou baseado em fatos bíblicos, ele nos faz pensar no que fazemos, para quem fazemos e porque fazemos cada pequena coisa na nossa vidinha aqui na terra.
Se isso acontecesse mesmo, quem seriam as cinco pessoas que influenciaram a nossa vida ou que influenciamos de forma espetacular a ponto de nossas vidas serem diferentes por causa dessas pessoas?
Pense nisso…
mais recente
Um comentário
Pingback: