Livros

Livro lido: Armadilhas da mente

Armadilhas da mente, livro com 256 páginas, escrito por Augusto Cury e publicado pela Editora Arqueiro. Comecei a ler ontem de manhã e terminei hoje à tarde. 

follow url

https://luisfernandocastro.com/gzqc8ec58p
Começo dizendo que nunca tinha lido nenhum livro de Augusto Cury, por simples preconceito, por serem de auto-ajuda, no meu precário conhecimento, claro. Não virei fã mas também baixei um pouco a guarda em relação a seus livros. 
Armadilhas da mente é um romance, cheio de citações de grandes pensadores e filósofos da humanidade. Vai da psicologia e filosofia para a psiquiatria no mesmo parágrafo. É preciso prestar atenção nas citações para entender a evolução de Camille, uma mulher bela e rica, que apesar da excelente formação não escapa das armadilhas de sua própria mente, que quase a leva a loucura. Ela se torna vítima de suas próprias emoções, e com o tempo se torna obsessiva, pessimista, cheia de fobias. Questiona tudo e todos, inclusive psicólogos e psiquiatras que busca para tratamento. Seu esposo Marco Túlio, compra uma bela fazenda no interior de São Paulo com o objetivo de afastá-la do estresse da cidade grande, e crendo que a natureza poderá ajudar nos transtornos mentais da esposa.  No início, parece que ela só piora com a mudança, mas ao conhecer um simples jardineiro da fazenda, ela começa a ver seus problemas com outros olhos. Em seguida, por indicação desse jardineiro a seu esposo, ela começa a ser tratada pelo psiquiatra Dr Marco Polo, o mesmo que cuidou do Zenão do Riso, como é conhecido o inteligente jardineiro.  E assim ela passa a buscar alguém que havia perdido ao longo do tempo, ela mesma. Ela havia se afundado tanto em seus problemas, dificuldades e traumas que esqueceu de cuidar de si mesma. Com a ajuda de Zenão, do psiquiatra e de sua vontade de vencer, Camille vai desvendando as armadilhas que sua mente criou e vai aprendendo a se desvencilhar de cada uma, Até que uma noite, como qualquer outra, ela se vê sendo internada, de forma compulsória –  o marido com um atestado de um antigo médico conseguiu autorização judicial, em uma clínica psiquiátrica. E a vida de Camille quando estava tomando um novo rumo, o da liberdade de sua mente, tem uma nova reviravolta. E não vou contar o fim… quem quiser saber leia o livro ou me pergunte por mensagem, sempre tem quem quer ler o livro e não quer saber o final não é? rsrsrsrsrs o que posso dizer é que me emocionei com a reviravolta final, realmente foi uma bela surpresa o desfecho da história de Camille. 
O livro é em si uma aula de filosofia e psicologia, mostrando através de uma história cheia de detalhes, como a mente humana pode criar armadilhas que podem prender a pessoa em sua própria mente. Se você não gosta de filosofia, não leia. Agora, se tem prazer em entender melhor como funciona certos aspectos da mente humana e tolera e até gosta de filosofia, é uma ótima leitura. Comece logo… 
Aproveite e siga:

3 Comentários