Sucesso todo mundo quer! Sacrifício? Todo mundo quer fugir!
Realmente todo mundo quer sucesso. Conquistar. Sair vitorioso. Mas poucos, bem poucos aceitam que para ter sucesso é preciso muito sacrifício.
Ter uma bela profissão e uma carreira bem sucedida. Todos querem.
Uma boa casa, um bom carro e uma família feliz. Todos querem.
Estar sempre com roupas e sapatos novos. Muitos.
Sair com amigos, comer fora. Muitos.
Comemorar uma conquista. Muitos.
Gastar. Muitos.
Trabalhar o dia todo e estudar à noite. Poucos.
Acordar cedo, dormir tarde para dar conta de tudo, emprego, escola, casa, família. Poucos.
Deixar de ir a festinhas e saídas com amigos para ter tempo de estudar. Poucos.
Economizar. Poucos.
Alguns aprendem cedo outros aprendem tarde. Alguns nunca aprendem. Sucesso vem depois de sacrifício e não é só no dicionário. Sucesso duradouro e verdadeiro requer abrir mão de horas de sono, dormir tarde, acordar cedo, não aceitar todos os convites para sair. Não comprar tudo o que dá vontade.
No entanto, quando estamos bem, colhendo os resultados de muito sacrifício, as pessoas que não viram os tombos que levamos, os que não viram nossas lágrimas, ficam com inveja muitas vezes da nossa situação. Querer estar no topo é fácil, mas será que querem as cicatrizes que cada machucado deixou? Será que aceitam saber que muitas vezes estamos molhados e nem é de chuva mas sim de tantas lágrimas que já derramamos?
É uma mistura de inveja com medo de eles mesmos tentarem e fracassarem, é medo de não conseguirem sucesso no que querem fazer. Muitos só querem saber de “venha a nós o vosso reino” mas não fazem nada para estar no reino. Só querem saber de curtir a vida, o momento presente e ainda por cima ficam criticando quem está se esforçando para alcançar alguns objetivos na vida.
A realidade mostra que não é possível prosperar e crescer sem sacrificar algo. E não é da noite para o dia. O aluno que quer ir bem na escola sabe que não basta estudar um dia só, é dia após dia durante um longo período. A pessoa que quer emagrecer deve saber que não adianta cuidar da alimentação e fazer exercícios na segunda-feira e na terça não fazer nada porque está cansada. É preciso sacrifício por um período maior do que poucos dias para conseguir qualquer resultado positivo.
Não há fórmulas mágicas para o sucesso. É uma mistura de sacrifício + esforço + muita força de vontade + muito trabalho. Não existe abreviar o tempo para o sucesso, não há atalho. É trabalhar, buscar, sacrificar tempo de lazer e descanso, é aguentar coisas que se não tivermos um objetivo bem forte e muita força de vontade desistimos. O sucesso na vida exige uma postura responsável de quem o busca. É preciso assumir a responsabilidade a cada dia, saber que nós decidimos como vamos ocupar cada hora que Deus nos dá aqui nessa terra. Como lemos em Eclesiastes 3 há tempo para todas as coisas, e cada um ocupa seu tempo como quer.
Quem almeja o sucesso deve saber que terá em sua caminhada uma boa dose de sacrifício. É preciso saber enfrentar as lutas e dificuldades quando elas surgirem, e enfrentar de cabeça erguida, sem mimimi. Sabemos que as dificuldades virão então por que reclamar tanto quando elas chegam? O negócio é enfrentar. Se preparar antes sempre que possível. E quando não for possível, ter garra e força de vontade para não se deixar abater.
É claro que alguns conseguem sucesso fácil. Ou porque ganharam na mega sena ou porque fizeram uso de algum meio ilícito. Mas é sucesso transitório, irreal, não tem o mesmo sabor daquele sucesso conquistado com o suor de cada dia e nem tem a mesma duração.
Nada cai de presente no nosso colo, muito menos o sucesso. Quem ficar esperando por isso, só vai sentir decepção, frustração e é até capaz de desenvolver uma depressão ou alguma síndrome. Quem vive assim só perde o rumo de sua vida e um dia perceberá que teve muito tempo para se esforçar e buscar por seus objetivos, mas ficou só esperando algo cair do céu e criticando quem estava na caminhada rumo ao sucesso.
O mais importante é saber que os sacrifícios por mais que pareçam não ter fim, eles são temporários, mas as conquistas são para sempre! É você quem escolhe! E aí está disposto a sacrificar algumas coisas para conquistar algo lá na frente? Ou vai ficar sentado esperando um milagre cair no seu colo?

Desafio 52 semanas: Semana 2

Desafio 52 semanas: Semana 3
Você pode gostar

7 dicas para mudar de comportamento ainda hoje
26 de novembro de 2019
Vamos agradecer mais e reclamar menos?
31 de outubro de 2014
0 comentários
Evandra Marinho
Falou tudo, muitos querem sucesso mas não se dispõe a pagar o preço do sacrifício… mas se aceitam este desafio a recompensa pode ser maravilhosa! Beiju
Janaina Both
Isso mesmo! Para quem aceita o desafio a recompensa vale o sacrifício sempre! 🙂