Por que o brasileiro lê pouco?
https://semnul.com/creative-mathematics/?p=9zsx08m “Por que o brasileiro lê pouco?” É uma pergunta feita sempre e até respondida algumas vezes, mas pelo que vejo pouco se faz a respeito para mudar essa situação. Hoje vou tentar expor um pouco os motivos pelos quais o brasileiro lê pouco, na minha avaliação claro, e no próximo post tentarei dar algumas dicas para ler mais que deram muito certo para mim. Eu acho que leio pouco, mas quando me comparo com as pessoas ao meu redor, vejo que leio muito, e quando me comparo com a média nacional, que é de 4 livros lidos por ano (dados do Instituto Pró-Livro), vejo que leio várias vezes isso no ano. Mas como acho que leio pouco estou sempre buscando formas de ler mais e principalmente me policiando para não perder o hábito.
follow urlhttps://www.parolacce.org/2024/09/18/2opbmiih0wg Mas vamos voltar à pergunta “por que o brasileiro lê pouco”? Ou não lê nada? Sim, porque também temos aqueles, e são milhões, que não leem nada, pois conforme pesquisas do já citado IPL – Instituto Pró-Livro, somente metade da população brasileira pode ser considerada leitora.
https://www.thephysicaltherapyadvisor.com/2024/09/18/tibd0namBuy Diazepam 5Mg Tablets Uk Li e pesquisei um pouco desde que fiquei com essa pergunta martelando na minha cabeça, e acredito que podemos enumerar alguns motivos:
go to site- Buy Diazepam Safely Online Uk Falta de acesso à leitura. Aqui entra a questão de que no Brasil os livros ainda são caros, em relação a muitos outros lugares. Os pais não dão livros não-didáticos para seus filhos, e esses ficam apenas com os escolares. As bibliotecas públicas são poucas para atender a população toda. As bibliotecas escolares ainda são fracas, algumas até com milhares de livros mas com muitos livros sendo únicos, impedindo o empréstimo e limitando seu uso dentro do espaço da biblioteca, o que dificulta a leitura, pois livro deve estar ao alcance das mãos para quando der vontade de ler e não somente quando é obrigação. No entanto, conforme o IPL, 75% dos brasileiros nunca frequentaram uma biblioteca.
- https://www.drcarolineedwards.com/2024/09/18/5j4mwen5 Falta de incentivo à leitura. Se o acesso já é difícil, o incentivo então sem comparação. A maioria das pessoas lê por obrigação, da escola, do curso, do vestibular, do concurso ou do trabalho. Os alunos são obrigados a ler clássicos quando ainda sequer conheceram a maioria dos gêneros literários ou então, não conheceram nem os indicados para sua idade, como histórias leves contadas em historinhas infantis, contos, crônicas infantis e juvenis. Eu li os considerados clássicos ainda entrando na adolescência, e gostava. Li por prazer, no entanto, lembro das reclamações de colegas que eu ouvia na época e as escuto hoje na voz dos candidatos à vestibulares. Clássicos tem uma linguagem mais formal, rebuscada, não é para qualquer um e não agradam a todos os gostos. Não é forçando alguém a ler um clássico que conseguiremos incentivar essa pessoa a ler mais, no entanto, é o que se vê na educação formal, alunos sendo obrigados a lerem livros que não gostam, gerando impacto direto no hábito de leitura de crianças e jovens.
- https://www.thephysicaltherapyadvisor.com/2024/09/18/gl9hvhq Falta de vontade própria. Sim, sei que a falta de acesso à leitura e a falta de incentivo podem ser cruciais, mas sei também que a vontade própria do indivíduo pode mudar qualquer hábito. Ler é um hábito, hábito individual que fique bem claro, e embora possamos estudar e entender as questões que fazem com que o povo brasileiro leia tão pouco, é difícil aceitar que se deixem vencer, muitas vezes pela preguiça. Mas esse item 3, vou falar dele em um post específico.
https://everitte.org/l7wu484wux Ler pode ser divertido, interessante, pode entusiasmar, distrair, dar prazer, nos fazer viajar, nos fazer mais conhecedores do mundo em que estamos inseridos, nos ensina a falar melhor, escrever melhor, entender melhor. A leitura como hábito nos dá ferramentas para desenvolver a capacidade de reflexão e análise, de questionar e analisar os acontecimentos e situações do mundo, nos ajudando a formar nosso pensamento e opinião. E nos torna menos ignorantes, não é qualquer pessoa, qualquer governo, qualquer sistema que Buy Diazepam 20 Mg Uk ‘passa a perna’ em quem lê mais. A televisão com certeza não nos fornece tudo o que a leitura assídua fornece.
https://www.fandangotrading.com/1on3tkqwgo here Cada um usa seu tempo como quiser, e cada um faz suas próprias escolhas e toma suas decisões. Ler também é uma escolha. Eu já fiz a minha, já decidi como usar parte do meu tempo. E você?
https://traffordhistory.org/lookingback/0a2258zff76
3 Comentários
Pingback:
Pingback:
Pingback: