Se muitas pessoas orarem pela mesma coisa Deus vai atender?
19 de janeiro de 2017
O que você pensa a respeito? Que sim, por ter muitas pessoas orando pela mesma causa Deus vai atender?
Pois eu digo que isso depende. Pois é, eu sei que o imaginário comum acredita que se muitas pessoas orarem pedindo a mesma coisa Deus ouvirá e atenderá a oração. Mas, na verdade, não é assim que funciona.
Ter uma multidão de pessoas orando pela mesma coisa não obriga Deus a responder fazendo o que as pessoas estão pedindo. Ele vai ouvir sim, mas não há garantias de que Ele vai atender. Mesmo porque não tem nada que possamos fazer que ‘obrigue’ Deus a fazer algo por nós. Deus é onisciente. Isso significa que Ele sabe de todas as coisas, do passado, do presente e do futuro também. Sabe de tudo e com detalhes! Ou seja, orar não é informar a Deus sobre algo, pois Ele já sabe de tudo, sabe do que precisamos e o verdadeiro motivo de estar pedindo ou clamando por algo. No entanto, o imaginário popular acredita que se muitas pessoas orarem pedindo a mesma coisa, Deus vai atender e melhor ainda, vai atender rapidinho.
Passei por isso quando meu primeiro marido foi acometido de um câncer. Milhares de pessoas Brasil afora, amigos, familiares, irmãos de igrejas que passamos e muitas pessoas que não conhecíamos, mas que alguém conhecia e pedia ajuda em oração se uniram em um único clamor pedindo a cura. Foram feitas ‘correntes de oração’, campanhas diversas, vigílias, jejuns. Mas Deus não curou o câncer, e em menos de 5 meses depois do diagnóstico ele faleceu. O câncer se alastrou tão rápido quanto os pedidos de oração. E para muitos ficou a pergunta: Por que Deus não curou se tinha tanta gente pedindo isso?
Deus é Deus de amor, Ele não quer que soframos, que tenhamos dor inexplicável de tão forte, Ele não quer o nosso mal. Mas acima disso tudo Deus não vai contra seus próprios planos. E aqui está o segredo, Deus atende os nossos pedidos somente quando isso vai de encontro ao que Ele quer para nós, somente quando essa nossa vontade está dentro dos planos dEle para nossas vidas.
Então por que orar se Ele pode ou não atender nossa oração? Em primeiro lugar, porque quando oramos nosso coração muda, somos transformados pelo poder da oração, independente se a oração vai ser atendida ou não. Mas sobre isso continuarei falando somente no próximo post sobre oração. (Sim, teremos muitos posts sobre oração nas próximas semanas, não deixe de passar por aqui e acompanhar.)
Enquanto isso, conte nos comentários abaixo sobre suas experiências de oração e porque você acha que devemos orar. E se quiser ler mais sobre oração antes do próximo post, é só clicar aqui que tem diversos textos já escritos anteriormente falando sobre esse assunto.
Te espero no próximo post!
mais recente