Como recomeçar do zero
4 de setembro de 2017
Em um dia comum, lá em maio de 2012, eu me sentei no sofá – nesse mesmo da foto, com uma caneca de café nas mãos… O café esfriou, esquecido pelo turbilhão de pensamentos e perguntas. Fiquei horas sentada ali, sem ação apenas pensando na minha vida, em tudo o que tinha acontecido nos últimos 6 meses e como tudo estava tão diferente e tão estranho. Era como se eu estivesse na sala de um psicólogo, mas falava apenas comigo mesma, como recomeçar do zero? Havia imaginado, e planejado sim, toda uma vida ao lado de quem tinha acabado de falecer. Tinha feito planos de mudanças, de viagens, de filhos, sempre imaginando estar acompanhada, nunca havia imaginado aquele desfecho, que foi ver os sonhos, metas e perspectivas descer, como se fala, 7 palmos debaixo da terra.
Eu estava há poucos dias naquele apartamento e era tudo mais novo ainda, morar sozinha depois de tantos anos acompanhada. Não tinha mais barulhos e ruídos de outra pessoa, não ouvia mais música, mais nada. Somente os barulhos que eu mesma provocava. E finalmente tinha o silêncio que tanto amo, pelo tempo que eu quisesse, ou aguentasse.
Nessa manhã, me deparei o quanto minha vida tinha virado de pernas para o ar e estava indefinida. Estava sem saber que rumo dar, eu precisava de novos objetivos, novos planos, para uma vida mais sozinha, mais individual mesmo, onde precisava pensar apenas no que eu queria, no que eu precisava. Essa manhã refletindo, em silêncio, sem interrupções de qualquer natureza, eu entendi que não precisava de um plano elaborado ou de metas a longo prazo para recomeçar. Eu apenas precisava… Recomeçar.
Quando dei conta que não precisava de muita coisa, saí do sofá, tomei um banho, me arrumei e fiz minha primeira lista de mercado para uma pessoa só, depois de tanto tempo. Era estranho sim, mas foi muito bom comprar tudo o que eu gostava de comer sem precisar pensar em receitas que excluíssem alguns ingredientes. Rumei para o mercado e foi assim que literalmente recomecei.
Recomecei no momento que vi que era só eu, e pronto. Eu tinha que agir, fazer as coisas por mim mesma, e se eu não fizesse, ninguém faria e estava tudo bem também se algo ficasse sem ser feito, era só eu mesma.
Talvez você esteja passando por um período sem motivação, de repente teve seu coração partido em mil pedaços, ou então está passando por uma separação, pelo falecimento de familiar (na manhã citada acima fazia pouco mais de um mês do falecimento do meu primeiro marido). Qualquer dor emocional ou frustração que por acaso esteja tirando o sorriso do seu rosto, ou te fazendo desistir no meio do caminho. Vou te dizer algo, você não está só. Muitas pessoas passam por isso, eu passei por isso, e mais: sobrevivemos e vencemos.
Como recomeçar do zero? Aceitando que é você somente que pode assumir o controle de sua vida e fazer algo. Ficar sentada no sofá, ou deitada na cama não muda nada, só piora a situação. A forma mais eficiente e rápida de recomeçar do zero, é levantando de onde você está e começar a viver. Comece pensando no que gosta de comer, onde gosta de ir e vá se cuidar um pouco. Aos poucos a vontade de viver, a vontade de vencer vai aumentando e pegando o espaço vazio que ficou depois de um tsunami devastar com tudo.
Fale com Deus, conte como se sente e peça sabedoria nessa nova etapa de sua vida. E depois? Tome um banho e recomece, recomece a se cuidar e a aproveitar essa nova oportunidade para ser feliz.
anterior