Um tempinho para tudo
E já que hoje é dia de falar um pouco sobre organização e planejamento, vamos começar falando sobre ter um tempinho para tudo. Lá em Eclesiastes 3.1-8, lemos sobre isso: há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu. Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de colher, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de procurar e tempo de desistir. Tempo para todas as coisas.
Todos temos as mesmas 24 horas no dia, o mesmo tempinho para todas as coisas, e cada qual resolve do seu jeito como usá-las. Aqui em casa volta e meia, marido resolve usar um tempinho ‘livre’ para dormir, enquanto eu prefiro usar esse mesmo tempo ‘livre’ para ler. E assim todos nós. Quero chamar a atenção para duas coisas, primeiro é que precisamos sim definir o que vamos fazer com o nosso tempo. Delimitar mesmo o tempo para as coisas, assim com lemos no texto bíblico citado no início, há tempo para tudo. A medicina e a sabedoria popular já provaram quão benéfico é para nosso organismo ter uma rotina bem definida, com o tempo para cada coisa definido, aquele negócio de dormir e acordar sempre nos mesmos horários? Isso faz muitíssimo bem para nosso corpo e mente. E isso é dar propósito para nosso tempo. Rotina é chata? Pode ser, mas dá resultados e faz bem 😀.
Nunca teremos tempo suficiente para fazer tudo o que queremos, nem em 24 horas nem por toda a vida. Por exemplo, mesmo que eu quisesse não teria tempo suficiente para ler tudo o que me interessa, então eu priorizo, faço escolhas. Então a segunda dica é usar o tempo da melhor forma possível fazendo boas escolhas e priorizando. Planejar o melhor uso do tempo, dar prioridade para o que realmente nos é importante naquele momento, para o que vai nos ajudar a cumprir nossa missão de vida.
No Salmo 90 e versículo 12, Moisés ora a Deus pedindo “ensina-nos a contar nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”. E é isso mesmo, precisamos pedir a Deus que nos oriente a contar nossos dias, no sentido de como usar melhor nosso tempo para não chegar ao fim de nossa vida, e ver que os dias se passaram e eu deixei apenas a vida me levar, sem muito propósito, sem frutificar, sem sequer obter satisfação e alegria.
Não adianta ter uma agenda bem organizada, um planner belíssimo (e caro), aplicativos modernosos que auxiliem em nossas tarefas, se não tiver a compreensão bíblica do uso do tempo. Mesmo que estejamos melhor organizados isso não significa que estamos usando da melhor forma nosso tempo. Percebe que existe uma diferença entre ser organizado e usar da melhor forma o tempo? Conforme vamos envelhecendo (essa é a palavra real para estamos ‘amadurecendo’ rsrsrs), olhamos para trás e em alguns momentos não sabemos como usamos nosso tempo, por mais organizados que possamos ter sido, por isso precisamos pedir “ensina-nos Senhor…”.
Ser bem organizado é bom, usar o tempo da melhor forma é bíblico e é melhor ainda. Ser organizado é bem feito, ser organizado e usar da melhor forma seu tempo é perfeito. Então vamos começar o ano nos planejando e organizando melhor sim, mas vamos em primeiro lugar pedir orientação para Deus de qual é o melhor uso do nosso tempo?
Será que ela gosta de melancia?

Um dia de cada vez
Você pode gostar

Incomparável
3 de março de 2021
O Deus de toda esperança
1 de janeiro de 2022
3 Comentários
Julio Rocha
Meu ideal ideal. Ainda chego lá ^^ !!
Janaina Both
Está melhorando a cada dia, e o esforço vale a pena e está sendo percebido :).
Pingback: