Como ler mais – Parte 3
Há poucos dias comecei a falar sobre como ler mais e dei algumas dicas que funcionaram para mim. E hoje, na parte 3 e última dessa micro-série, dou mais algumas dicas.
Justificativa 3: Falta de concentração. Estamos vivendo em uma época onde tudo é rápido, ou quando não é queremos que seja. Filmes são longos (120 minutos), então assistimos seriados (com episódios de no máximo 60 minutos incluindo os comerciais!), cozinhar demora a preferência vai para comidas prontas e lanches. E trocamos os livros e textos longos, por frases nas redes sociais e artigos e posts em sites e blogs. Tudo isso diminui nossa concentração e ajuda a criar um vício de leitura rápida, sem falar em todos os avisos sonoros que recebemos e que nos interrompem em todo momento.
* Dica 1: Concentração é exercício, hábito que pode ser desenvolvido e adquirido. Sei que muitas pessoas conseguem se concentrar de forma mais rápida e fácil, mas na maioria, é esforço exercitado continuamente. Por isso, é começar, é tentar, é encontrar como você se concentra, e principalmente por quanto tempo. Eu consigo me concentrar por até 50 minutos, depois disso minha mente cansa e começa a divagar, quando descobri isso passei a fazer intervalos de 15 minutos depois de um período de 50 minutos concentrada em algo. Uso o intervalo para a mentre refrescar, saio para ir ao banheiro, tomar um café ou fazer alguma outra coisa, só depois desse intervalo faço um novo período de 50 minutos de concentração. Sugiro iniciar com exercícios de concentração curtos, de 10 minutos e ir aumentando gradativamente conforme amadurece sua concentração. Eu demorei um pouco para descobrir que meu tempo médio de concentração de qualidade é de 50 minutos. Descubra o seu, vale a pena.
* Dica 2: Desligue as notificações automáticas do celular. Ou então deixe no silencioso por alguns minutos. E leia nesses poucos minutos, sem nada te interrompendo. O celular é o que mais tira minha concentração, vou falar a verdade, no começo é estranho não ouvir os barulhinhos do whatsapp, do messenger do face, e outros avisos de notificação, mas com persistência, como já falei nesse post aqui, é possível. O que sei é que não adianta você me dizer que consegue sim se concentrar com tudo ligado, porque na verdade, eu e você não conseguimos isso. A curiosidade nos consome se ouvirmos uma notificação no celular e não pararmos a leitura para ver o que é. Eu deixo meu celular no silencioso quando estou estudando, lendo ou fazendo algo que exija concentração, é jeito que encontrei para não perder o foco.
* Dica 3: Avise quem estiver por perto que você precisa se concentrar. Isso mesmo, avise e peça colaboração, na maioria das vezes dá certo e as pessoas ajudam a não te interromper com conversas ou outros barulhos.
Espero que eu tenha ajudado com algumas dessas dicas descritas nos 3 posts relacionados. Se você tiver alguma dica que te ajudou e eu não citei aqui, por favor, me conte abaixo nos comentários para que eu possa citar futuramente em algum post sobre o assunto.

Desafio 52 semanas: Semana 12

Desafio 52 semanas: Semana 13
Você pode gostar

Como estou me organizando em 2015 – Parte 2
3 de agosto de 2015
Se eu soubesse que hoje teria minha última noite de vida na terra, o que eu faria?
11 de fevereiro de 2016
Um comentário
Pingback: