Dias difíceis,  Dor,  Livros,  Morte

Livro lido: Supere suas perdas

Supere suas perdas, é o nome do livro que terminei de ler, escrito pelo Pastor Carlito Paes e sua esposa Leila Paes, da PIB São José dos Campos. É um livreto de 101 páginas, publicado pela Editora Inspire em 2013. Peguei esse livro emprestado ontem da minha sogra, D.Terezinha, e li rapidinho hoje em menos de 90 minutos. O livro é curtinho, de fácil leitura, com muitas citações bíblicas. Os autores Carlito e Leila Paes, ensinam no livro, que é impossível não passar por perdas de todo tipo, mas que é possível aprender com cada perda, nos aproximarmos de Deus e superar cada perda que tivermos por mais sofrimento e dor que traga.

 

Eles citam logo no Capítulo 1 – Encarando as perdas, os tipos de perdas que estamos sujeitos aqui na terra:
1. Perda Material, envolvendo a perda de bens e objetos de qualquer tipo.
2. Perda Física, perda de funções como enxergar, caminhar, provocada por acidentes ou doenças.
3. Perda Afetiva, perda de entes queridos, amigos, familiares, cônjuges.

4. Perda Espiritual, perda das promessas e bençãos de Deus, dos sonhos e perda da fé.

O luto deve servir, como lemos no livro, para nos ajudar a aceitar a realidade da perda. A reação da perda é tão inevitável quanto a própria perda. Conforme o livro, as fases do luto são: 1. Choque e negação; 2. Anseio e protesto pela perda; 3. Recuperação e restituição.

Há pessoas que permanecem muito tempo na primeira fase, outras ficam na segunda fase, mas só podemos continuar com nossas vidas bem, quando alcançamos a terceira fase. Para superar cada fase é preciso a ajuda de Deus. E isso é uma escolha que cada um deve fazer, escolher superar as perdas e seguir a vida que Deus nos proporciona ou seguir sofrendo sem limites.

O que eu aprendi na prática e é citado no livro, é que sempre encontraremos pessoas que perderam mais do que nós e que sofrem mais do que nós. Quando estamos no meio da dor e do sofrimento da perda, pensamos que nossa dor é unica e ninguém entende. Mas não é. A verdade é que milhares de pessoas sofrem perdas irreparáveis e sofrem muitíssimo mais do que nós. Nossa dor não é única.
Há aprendizado em todas as nossas perdas, no entanto, é preciso saber que sofrer a dor da perda e superá-la não nos capacita para não sentir mais dor e nem perdas. Sofrer qualquer tipo de perda citado no livro (são 4 citadas acima, nesse post) não desenvolve em nós imunidade a novas dores, mas depois de aprender a superar uma grande perda será menos difícil superar as outras, pois aprendemos a receber de Deus a cura.
Livro lido. Livro indicado. Se você sofre com a dor da perda de saúde, de bens, de emprego, de outras coisas pessoais ou sofre a dor do luto por alguém, faça como sugerido no livro e peça ajuda de Deus para superar a fase do luto em que você estiver e convide o doce Consolador, o Espírito Santo para estar com você e te mostrar o grande amor de Deus. Deus nos quer ver bem e felizes. Mesmo passando pela dor e pelo sofrimento.

É possível superar as perdas, com Deus.

Aproveite e siga:

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *