Alegria,  Amizade,  Escolhas,  Felicidade,  Janela da alma

Os sentimentos que estão à nossa volta

Um dia desses eu estava tranquila, descansada, em paz e feliz. Resolvi ir ao shopping pagar umas contas, tomar um bom cappuccino, no bom português fui é ‘bater pernas no shopping‘.

Encontrei com uma conhecida lá, sentamos um pouquinho para conversar ela me falou das coisas que estavam acontecendo com ela, cansaços, irritação com alguém, problemas e tal. Eu ouvi por um tempo, depois interrompi, falamos de outras coisas e acabamos voltando aos assuntos dela, problemas, tristezas e reclamações. Ah as reclamações não tinham fim, é a Dilma que fez isso e aquilo, é o calor insuportável, os preços exagerados das coisas. Mais alguns minutos e nos despedimos. Eu voltei para minha casa me sentindo cansada e sem ânimo, e não soube na hora identificar os motivos, e esse cansaço durou muitos dias e eu não conseguia descobrir como havia ficado assim. Depois de pensar melhor sobre o assunto e tentando identificar o que tinha provocado esse cansaço, eu percebi que não era um cansaço físico, mas algo interior, como se fosse um cansaço emocional.

As emoções podem ser contagiosas. Passe o dia com alguém que ri de tudo, que está sempre procurando algo para se divertir, depois passe outro dia com alguém que só resmunga, não vê nada de bom ao seu redor e compare o seu próprio humor ao final de cada dia e perceba o quanto você estará diferente. Por mais que cuidemos de nossas emoções e sentimentos, acabamos nos deixando influenciar pelas emoções do outro, assim como podemos influenciar os outros. Aprendi que devemos sim cuidar com quem convivemos e passamos nosso tempo, assim como devemos cuidar como estamos influenciando os outros com nossas emoções.

Desde então tenho diminuído o tempo com pessoas que só reclamam de tudo, criticam a todos e que não vêem nada de bom no dia-a-dia, e tenho procurado estar mais com pessoas alegres, de riso fácil, e sem tanta negatividade e até amargura no coração.

Há pessoas que se amam e incentivam as pessoas ao seu redor a viver melhor, de forma mais feliz e plena, através da influência de suas próprias vidas. Por outro lado, há pessoas que não se amam e parece que querem azedar o ambiente ao redor, criticam a tudo o tempo todo e só ‘percebem’ as dificuldades e os dias cinzentos.

O que pode ser feito então em relação aos sentimentos à nossa volta?

Vamos assumir o controle de nossas vidas e de nossas escolhas, e aprender a conviver e até ignorar, depende do caso, as críticas que recebemos. Vamos tentar influenciar de forma positiva as pessoas com quem convivemos. Podemos ajudar a melhorar as emoções dos outros de forma positiva, começando com o ato de reclamar menos, elogiar e agradecer mais. Busque estar próxima de pessoas felizes, felicidade atrai felicidade, alegria atrai alegria. Risos atraem risos.  E afaste-se de pessoas negativas que só atraem mais problemas, dificuldades e até lágrimas.

A escolha é de cada um de nós sobre quem queremos ao nosso redor. Quais sentimentos que queremos à nossa volta. Eu estou buscando fazer essa escolha a cada dia. Decida você também quem quer influenciar e como quer influenciar, e decida você quais sentimentos quer à sua volta para ser influenciado.

Aproveite e siga:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *