Escolhas,  Livros

Livro lido: Vista quem você é

O título do livro parece meio óbvio “Vista quem você é”, mas como eu havia visto muitas citações e resenhas dele pela internet resolvi comprá-lo no início de setembro, li 1/3 do livro que tem 173 páginas na mesma semana que comprei e depois deixei um pouco de lado para me dedicar a outras leituras. Sábado passado, sozinha em casa, resolvi retomar e terminei a leitura do livro todo no mesmo dia.

O livro foi escrito pelas consultoras de estilo Cris Zanetti e Fê Resende, do já consagrado Oficina de Estilo, publicado em 2013 pela Casa da Palavra. Gostei muito do livro, há um tempinho já venho repensando a forma como me visto, como faço minhas compras de roupas, calçados e acessórios. O livro sugere a frase ‘troque consumismo por autoestima e isso vem de encontro ao que eu estava buscando. Esse livro é um consultor de estilo, onde a única imposição é ser você mesma, se cuidar e se conhecer bem para se vestir melhor e ficar mais bonita. Destacar o que temos de bonito e não dar atenção exagerada para aquilo que nos incomoda.

O livro é cheio de testes e exercícios para nos ajudar no processo de auto-conhecimento. E com inúmeras propostas de reflexão, vamos nos conhecendo melhor conforme avançamos na leitura, conhecendo nossos gostos e percebendo onde estamos acertando e onde precisamos melhorar na hora de nos vestirmos.

A proposta é vestir quem você é, literalmente, e não quem a moda quer que você seja, ou como o meio onde convivemos (igreja, sociedade, grupos a que pertencemos) quer que nos vistamos. Aceitar nosso corpo do jeitinho que ele é, nos aceitarmos como somos, alta-magra-gordinha-gordona-baixa-loira-morena-negra-amarela, não importa o tamanho para cima ou para os lados, não importa a cor da pele e nem a do cabelo, o que importa é nos aceitarmos e nos amarmos como somos, buscando sempre nos cuidarmos para sermos cada dia uma versão melhor de nós mesmos. Valorizar aquilo que já gostamos, melhorar aquilo que pode ser melhorado e cuidar do que não pode ser mudado.

 

 

Esse será um livro que ficará por perto, para consulta de vez em quando, naqueles momentos que surgirem dúvidas sobre o que eu gosto e do que não gosto, em mim mesma e nas roupas que uso e quero comprar. Amei o livro, excelente proposta, e já comecei a praticar o que aprendi.

 

Livro lido. Livro indicado. Para quem está buscando se conhecer melhor, para quem sente a necessidade de encontrar seu estilo para se vestir. E para quem gosta de estar na moda, porque a moda agora é substituir consumismo por autoestima!
Aproveite e siga:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *