Escolhas,  Felicidade

Intensa, é o que sou

Um dia desses li um texto, não lembro onde ou quem escreveu, falando sobre qual palavra nos define, isso mesmo, o texto defendia a ideia de que uma única palavra pode nos definir. E com isso em mente perguntei ao meu marido qual palavra me definia, e ele sem titubear responder “intensa”, “você é intensa” disse ele. E ponto. Só isso. E meses se passaram desde aquele dia, fiquei com isso em mente, e agora posso confirmar, intensa é a palavra que me define.

Significado no dicionário:

Intensa: que tem muita força, ativa, ousada, forte, veemente, abundante, volumosa.

Pessoas intensas sofrem mais, se alegram mais, todos os sentimentos são vividos com mais força. Intensa me faz ficar mais cansada, emocionalmente. Fisicamente minhas energias começam a diminuir lá pela meia-noite, mas emocionalmente dependendo do dia já estou cansada às 9h da manhã. Uma pessoa intensa pode ser comparada ao fogo, tem seu lado positivo e seu lado negativo. Falando de forma figurada, o fogo pode ser usado para aquecer o ambiente ou aquecer um alimento, o que é bom, mas pode ser usado para queimar algo e causar destruição.

A pessoa intensa deve ter consciência disso e trabalhar para que sua intensidade não cause estragos em si mesma e aos que convivem com ela. 

Desde outubro ou novembro do ano passado eu estava sentindo a necessidade de elaborar um novo layout para o blog, mas toda vez que tentava perdia horas na frente da tela do notebook e nada de encontrar algo que eu gostasse. Nessa última sexta-feira, meu marido saiu com nossa filhinha à tarde para me deixar um pouco sozinha para trabalhar, e foi quando senti a necessidade de mudar de forma muito intensa. Em cerca de duas horas refiz todo o layout e renovei o calendário editorial, ainda faltam umas coisinhas para arrumar, pois não sou expert no assunto, terei que estudar como resolver os problemas de gadjet mas o blog está renovado, do jeito que eu queria, e combinando com meu estilo atual. De forma intensa, foi assim que saiu o novo formato, e é assim que sai tudo o que coloco meu coração.

Você raramente vai ler ou ouvir eu falar que pensei, planejei, raciocinei sobre determinado assunto, mas vai ouvir com muita frequência eu dizer “senti”, é esse o vocabulário de quem é intensa. Isso não significa que eu não planeje, não pense, mas mostra o quanto me envolvo com cada coisa, com cada etapa da minha vida.

Quem é intensa pode sofrer de ansiedade, e isso é um problema que precisa ser tratado. Ansiedade pode estragar tudo, dificulta os relacionamentos e tira o prazer de aproveitar as pequenas coisas. Já fui chamada de bipolar simplesmente porque em um momento estava rindo e no momento seguinte estava chorando ou explodindo de raiva. Não sou bipolar, apenas sou intensa, se é para chorar que as lágrimas lavem meu rosto e se é para rir, todos ouvirão minhas gargalhadas.

Ser intensa significa que quero conversas significativas e não ‘conversas moles’ que não levam a lugar algum.  Ser intensa significa que me preocupo profundamente com tudo e com todos ao meu redor.  Ser intensa significa que mostro meus sentimentos de forma honesta. Ser intensa significa que eu luto, com força, para vencer e para ser uma pessoa melhor. Ser intensa significa que o que eu faço, faço com convicção. Ser intensa significa que sou sincera quando estou sentindo e falando algo.

Tem dias que a tristeza dá uma chegadinha por aqui e só quero ficar em casa, quieta no meu canto, se possível deitada assistindo alguma coisa ou lendo um bom livro. Tem dias que a energia é tanta que tenho insônia e fico ligadona fazendo mil coisas noite a dentro. Tem dias que o turbilhão de sentimentos é tão grande que parece que vou explodir, e para esse dias tenho minha rede de apoio, que me segura e me ajuda a prosseguir sem entrar em erupção.

Por isso gosto de ter metas e objetivos bem estabelecidos, nos dias que não estou muito bem, são eles que me dão energia para continuar buscando algo, enquanto o turbilhão de sentimentos dentro de mim encontra escape.

Em primeiro lugar uma busca incessante para fazer crescer em mim o fruto do Espírito, descrito em Gálatas 5.22-23, equilíbrio, domínio próprio. É exatamente uma pequena dose de domínio próprio que me mantém intensa mas sem arrebentar tudo ao meu redor. Já fui muito mais intensa do que sou hoje e sei os efeitos disso, em mim e aos que estavam ao meu redor.

Sou intensa. Vivo intensamente. E busco o equilíbrio da minha energia para não ferir os outros, e viver mais e melhor de acordo com o que leio na Bíblia, vida em abundância. Quero ser feliz do jeito que sou, mas quero também fazer feliz, por isso procuro o equilíbrio para mudar o que tenho de negativo sem mudar minha essência intensa. Fazer meu marido feliz, fazer minha filha feliz, fazer meus amigos felizes, minha família e irmãos da igreja. Intensamente.

E você? Que palavra te define?

Aproveite e siga:

0 comentários

  • Jaqueline Pereira

    Acho que tbem me enquadro nesse adjetivo intensa nem preciso perguntar ao meu marido pois além deste ira dizer outros ativa elétrica ansiosa quieta demais as vezes até demais e com certeza algumas coisas que vc falou Janaína me define assim tão intensa como diz meu esposo vc não vai conseguir mudar o mundo pq assim sou as vezes abraço tanto as necessidades e sofrimentos das pessoas que quero tentar resolver ou melhorar e enquanto não ver o sorriso no rosto daquela pessoa e alguma melhora significativa não me contento mas sempre colocando Deus a minha frente pois sou tão intensa e tão dependente Dele preciso que o Senhor continue comigo e chega momentos que o Senhor diz para agora não ainda não ai poderia escrever mtas coisas aqui mas adorei seu post bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *