Amizade,  Bom senso,  Fazer a diferença,  Julgamento

Acha que me conhece

O mundo virtual mudou definitivamente a forma de nos relacionarmos, alguns aspectos influenciaram de forma positiva e outros de forma negativa, não tenho dúvida disso, esse tanto de redes sociais – Facebook, Instagram, Google+, Twitter, ocupa nosso tempo e nossa atenção. Podemos ficar horas olhando looks, inspirações de decoração, fotos de crianças, ou simplesmente olhando a vida alheia.

Essa facilidade de ver os outros e suas coisas, seus passeios, seus momentos registrados em fotos, faz com que muitos de nós confundamos as coisas. Conhecemos muitas pessoas somente no mundo virtual, no entanto, já olhamos tantas fotos da pessoa, já lemos tantas frases dela que temos a impressão de que a conhecemos de verdade, não é?

Mas é só uma impressão. Isso não significa que de fato a conhecemos. Tem pessoas que só falam comigo através das redes sociais, me conhecem por aquilo que posto, pelas fotos que publico. E só. Não conhecem a minha essência, e na boa né gente? Na maior parte do tempo só postamos coisas boas, comidas de se comer com os olhos, passeios, viagens e look´s que nos sentimos maravilhosos ao vestir. Poucos, bem poucos, postam momentos ruins, de desânimo, com roupas que não ficam bem e caras feias.

Mas aí me pergunto: Como pode alguém que só me conhece no mundinho virtual ou só conversou comigo por 20 minutos achar que me conhece bem? É inconcebível alguém pensar que me conhece bem se eu mesma ainda estou me conhecendo e aprendendo novas coisas a meu respeito com as experiências que a vida vai proporcionando? Ou a pessoa se acha muito inteligente e que tem a capacidade de conhecer alguém profundamente tão rápido ou então ela me acha muito superficial e sem conteúdo (será isso?!!).

É muita pretensão nossa achar que realmente conhecemos alguém sem viver com ela. Eu vivo comigo mesma há 38 anos e ainda me surpreendo em alguns momentos com minhas ações e pensamentos! Não é porque vemos meia dúzia de fotos da pessoa na rede social ou lemos os textos que a pessoa publica que se conhece o ser humano que é. Todos temos segredos escondidos, uma vida real que de tão real que é nos ocupa tanto que não sobra tempo para postar tudo o que somos.

Eu mesma tenho postado pouco no facebook, tenho preferido instagram e aqui, o blog mesmo. Não sou só sorrisos, viagens e passeios. Como todo mundo, já apanhei na vida, tenho calos, marcas e cicatrizes, físicas e emocionais. Pode ter certeza de que eu, assim como você e como a maioria das pessoas, somos muito, mas muito mais do que aquilo que mostramos na vida virtual.

Então, que tal todos nós, não rotularmos mais as pessoas com base nas fotos e frases que elas postam? Que tal pararmos de achar que conhecemos fulano ou beltrano, só por que o acompanhamos nas redes? Que tal não ficar achando que me conhece só porque vê minhas fotos e curte a vida que mostro? Sugiro hoje pararmos de olhar os outros, pararmos de achar que conhecemos os outros, e ocupar o nosso tempo com a vida real, em conhecer melhor as pessoas com quem dividimos a vida real. Que tal ocupar nosso tempo em conhecer melhor nossos cônjuges, filhos e amigos reais? Sugiro hoje, ocupar nosso tempo nos conhecendo melhor, aprendendo coisas novas e dando valor ao que realmente é importante: a vida real. 

Aproveite e siga:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *