Um dia de cada vez
Hoje mais do que nunca preciso viver um dia de cada vez, a ansiedade querendo tomar conta do meu coração de uma forma como há muito tempo não acontecia, muitas mudanças acontecendo. Um dia de cada vez, exatamente o nome desse blog, e por falar nisso, o nome do blog surgiu quando meu primeiro marido estava internado no hospital, logo após a equipe médica informar que o havia desenganado (termo usado quando os médicos dizem que não tem mais tratamento para aquela doença), algumas semanas antes do seu falecimento. Fiz o registro do nome do blog quando ele ainda estava vivo, mas só comecei a escrever muito depois que ele se foi (9 meses depois do falecimento dele escrevi os primeiros textos).
Já essa música conheci faz poucos dias, mas parece que foi feita para mim, ‘preciso aprender a viver um dia de cada vez’. Demorei anos para aceitar que eu sou uma pessoa ansiosa. Antes eu dizia que era precavida, fazia mil planos, sempre tive plano A, plano B e C, e para algumas coisas os planos iam até a letra Z. Mas um dia desses caí em mim e vi que eu era muito assombrosamente ansiosa. Já fui tão ansiosa, mas tão ansiosa que atualmente me considero quase curada, quase. Aprendi a controlar, mas em alguns dias surge uma crisezinha para dar mais emoção 😁, como hoje, por exemplo.
Muitas vezes as pessoas pensam que falar para quem é ansioso “você é muito ansioso”, ou então “você está tendo uma crise de ansiedade”, vai resolver, muitos até repetem essas frases aumentando consideravelmente o tom da voz, chegando até quase a gritar, achando que quanto mais falarem mais vai ajudar. Não ajuda! Piora. O ansioso sabe que é ansioso, embora muitas vezes pode demorar para admitir, como foi meu caso. O que fazer então?
O que eu faço para controlar minha ansiedade
1. Oro sempre, em primeiro lugar.
2. Coloco meus pensamentos no papel. Isso mesmo, escrever sobre o que está me dando ansiedade ajuda muito mesmo, sabe aquele aperto no coração de tanto pensar? Escrever me desafoga, me alivia. A ansiedade vai se esvaecendo conforme vou escrevendo, definindo metas, fazendo planos.
3. Leio minha Bíblia. Não é por nada que meu capítulo preferido na Palavra de Deus é Filipenses 4, porque fala sobre como pensar e também sobre as nossas ansiedades.
4. Converso com alguém. Sim, na maioria das vezes quando falo sobre o que está me deixando ansiosa, eu me acalmo e a ansiedade vai embora. Tive excelentes amigos que já me ajudaram muito me ouvindo com toda paciência possível, Vanessa Pontes, Lidiane, Tamiris, entre tantos outros… Ouvir uma pessoa ansiosa não é para qualquer um, precisa querer ajudar ouvindo, apenas ouvindo. Ouvir e ficar falando ‘você está muito ansiosa por nada’, só piora rsrsrsrs.
Colocar meus pensamentos no papel é a forma mais fácil para controlar minha ansiedade. Quando estou sem um plano fico bem mal… E sempre tentando viver um dia de cada vez, entendendo que há um tempo determinado para tudo, inclusive um tempo determinado por Deus para eu viver, o que me faz querer fazer mil coisas pois a vida pode ser curta mas não precisa ser pequena né?
Sigo querendo fazer mil coisas, orando pelo futuro e tentando viver apenas o dia de hoje. E você, é ansioso (a) também? Faz alguma coisa para controlar?

Um tempinho para tudo
Livro lido: Uma nova mulher em 30 dias
Você pode gostar

Eu e a outra – o que fiz quando descobri a presença da outra
9 de maio de 2019
Deve ser guerra sim
9 de agosto de 2021
Um comentário
Pingback: