Escolhas,  Futuro,  Planejamento,  Presente,  Tempo

Não vamos levar para 2015!

Ano novo tá chegando… e como sempre, a maioria das pessoas quando percebem que o ano novo se aproxima fazem novas resoluções, promessas e votos. Nova dieta, promessa de fazer exercícios, lista de objetivos diversos e por aí vai. Quem nunca? rsrsrsrs. No entanto, muitas pessoas esquecem de todas essas resoluções logo no início do mês de janeiro, quando são surpreendidos por algo chamado ‘realidade’ e simplesmente não trabalham para tirar suas promessas de ano novo do papel, o dia-a-dia as engole. E muitos repetem esse vício todo fim de ano, ano após ano. Prometem muitas coisas e as esquecem em poucos dias. Dizem, “não quero fazer isso e isso de novo no próximo ano”. Mas fazem. Confesso que já fiz isso várias vezes, mas bem lá antes dos 30 anos… Mas aprendi que só eu posso mudar essa situação.

Eu e meu marido já fizemos nossos planos para 2015 semana passada, muitos objetivos, todos bem flexíveis, como devem ser pois não sabemos com precisão o que pode nos acontecer com o desenrolar dos dias e meses. Já definimos nossos objetivos e agora estamos desenvolvendo planos de ação para trabalhar e fazer acontecer.

Definir prioridades, objetivos, traçar planos para nossa vida deve ser algo habitual e muito importante em nossas vidas. Não podemos “deixar a vida nos levar” como canta Zeca Pagodinho. E embora nossas vidas estejam nas mãos de Deus, e devemos viver Um dia de cada vez, sem nos preocuparmos com o dia de amanhã, devemos sim ter planos e pensar no futuro, condicionando tudo a vontade de Deus, conforme lemos em Tiago 4.13-17.
Veja a diferença, não devemos nos preocupar com o amanhã em demasia comprometendo o dia de hoje, mas devemos pensar sim e fazer planos, trabalhar hoje construindo o amanhã.
E para viver bem hoje, pensando e trabalhando para construir um futuro consistente precisamos nos livrar de bagagens desnecessárias, pesadas e que nos prendem, sugando nossas energias.
Eu não quero levar para 2015 o que me fez mal em 2014 ou até em anos anteriores e que porventura eu ainda esteja carregando.
Amizades maléficas, que só nos criticam, que nunca estão satisfeitas com o que fazemos ou temos ou somos. Relacionamentos deprimentes, aqueles que só existem de fachada, porque sabemos que não se importam com nossa verdadeira felicidade. Sentimentos de depreciação, baixa-estima, raiva, tristeza, angústia, vingança. Hábitos e comportamentos que sabemos, e sempre sabemos, que só nos destroem, que só nos prejudicam… E sempre sabemos quais são, má alimentação, falta de exercícios físicos, olhar demais a vida alheia, não desenvolver uma vida espiritual consistente e madura…. e muitos outros hábitos e comportamentos negativos.
Essas coisas, pessoas, relacionamentos, hábitos e comportamentos devem sair de nossas vidas juntamente com o ano que se finda.
Algumas poucas coisas eu aprendi que não devo levar para 2015 e alguns comportamentos que preciso melhorar no ano novo:
  • Não ser a dona da verdade. Escutar mais do que falar. Muitas vezes, estamos cegos com a ‘nossa verdade’ e magoamos os outros sem necessidade, e muitas vezes também, estamos errados ou simplesmente existem outras alternativas para ‘aquela situação’.
  • Não tentar mudar os outros. Só Deus pode mudar radicalmente uma pessoa. Isso é fato. Quando queremos mudar alguém, falamos, depois insistimos, discutimos e por fim brigamos, e se a pessoa muda, é uma mudança superficial, e que um dia volta ao que era. E só nos frustramos, machucamos e magoamos, a nós mesmos e principalmente a pessoa que foi alvo de nossas tentativas de mudança.
  • Não comer exageradamente. Dá trabalho se livrar dos exageros.
  • Não pensar só em mim mesma. 
  • Não comprar por impulso. 
  • Não manter amizades com quem não se importa comigo. Assim, terá mais tempo e disposição para as pessoas que realmente gostam de você, de verdade.
  • Não ficar lamentando pelo que já passou. Passou e pronto. Aprender com os erros e seguir em frente.
Avalie sua vida hoje e veja o que você não deve levar para 2015 e deixe para trás de uma vez por todas. Essa mudança só depende de você, e só você pode fazer isso.
E aí? O que você não deve levar para 2015?
Aproveite e siga:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *