Bíblia Sagrada,  Deus,  Escolhas,  Pensamentos,  Presente

Desce depressa!

Ao abrirmos a Bíblia em Lucas 19, lemos sobre a história de Zaqueu, um homem baixinho, talvez como eu e algumas amigas que tenho por aí baixinhas. Zaqueu ouviu falar de Jesus e o queria ver de qualquer jeito. Pela multidão que seguia Jesus Zaqueu deduziu que não conseguiria ver Jesus, devido a sua altura, ou melhor, sua pouca altura, mas… Ele deu um jeito! Subiu em uma árvore, uma figueira, e ficou ali quieto esperando Jesus passar. A vontade de ver Jesus era tanta que ele não se incomodou com o incômodo de ficar sentado ou pendurado em uma árvore e muito menos com a possibilidade de cair. 
Mas, quando Jesus estava passando embaixo daquela árvore onde Zaqueu estava, Jesus parou, olhou para cima e disse:
“Desce depressa” A fala foi simples: “Zaqueu, desce depressa, porque me convém ficar em sua casa”. 
Zaqueu era mau – cobrava impostos mais do que devia cobrar.
Morava em uma cidade má – morava em Jericó.
Tinha uma profissão má – era cobrador de impostos
Vivia com muitas pessoas más – criticavam os outros
E tinha um mau testemunho – era chamado de ladrão do povo e pecador.
Mas Jesus foi em sua casa.
Ah… o hoje de Deus é tão simples, é agora, é hoje. Não é amanhã, é hoje. Amanhã pode não chegar, amanhã pode ser tarde. O amanhã ainda não nos foi dado, o hoje é o presente.
Me vejo no lugar de Zaqueu, descer é doloroso. Descer dos meus pensamentos, descer do meu egoísmo, descer do meu querer. Descer do alto das minhas convicções e ficar à altura de Jesus, não embaixo, mas na altura certa, em terra firme, sabendo onde está pisando, andando com firmeza.
A Bíblia fala que Zaqueu atendeu o convite, desceu depressa e recebeu a Jesus com júbilo, alegremente, penso em como seu coração estava saltitante e alegre, ele planejou ver Jesus do alto de uma árvore e agora o receberia em sua casa!!
O convite de Jesus para Zaqueu foi simples e continua sendo simples hoje, nós que dificultamos as coisas, que queremos colocar argumentos no convite. 
O convite foi pessoal, Zaqueu foi chamado pelo nome.
O convite foi urgente, desce depressa.
O convite foi humilde, Jesus não precisou apresentar seus títulos (Rei, Soberano, Acima de todas as coisas, Conselheiro, Príncipe da Paz)
O convite foi amoroso, Jesus não olhou para os defeitos e fraquezas de Zaqueu, mas olhou para a pessoa, o ser humano carente de Deus que o queria conhecer.
O convite foi permanente, foi para hoje. Hoje é permanente, ele não acaba, pois quando o dia de hoje termina, começa o dia de amanhã que se torna hoje quando abrimos nossos olhos (ficou confuso?)
Ninguém é tão perverso que não possa ser alcançado pelo amor e misericórdia de Deus, ninguém é tão mau que não possa ser alcançado pela bondade de Deus, ninguém é tão frio que não possa ser abraçado pelo calor do amor de Deus.
Zaqueu desceu depressa, deixou tudo de lado e foi com Jesus para sua casa. Teve sua vida mudada, leia em Lucas 19.9-10 o que aconteceu em seguida. Ele confessou que cobrava indevida e exageradamente os impostos, resolveu dar metade dos seus bens para os pobres e restituir em 4 vezes as pessoas que ele havia defraudado. 
Faça como eu já fiz um dia e procuro fazer sempre que dou uma escorregada, desça. Desça do seu egoísmo, desça de seus pensamentos ruins, de sua autossuficiência. E ande com Jesus até sua casa e tenha sua vida mudada. Não sabemos o que o baixinho conversou com Jesus nesse caminho da árvore até sua casa, mas imagino que tenha sido uma conversa determinante para Zaqueu decidir mudar toda sua vida.
Uma curiosidade, nesse dia que Jesus passou por Jericó e falou para Zaqueu descer depressa, foi a última passagem de Jesus por aquela cidade. Já pensou se Zaqueu não tivesse descido e ido com Jesus?
Desce depressa, pois Jesus quer ficar em sua casa hoje.

https://discovershareinspire.com/2024/05/6cgw99gpa
Aproveite e siga: