Bíblia Sagrada,  Casamento,  Deus,  Oração

Deus não escuta todas as orações do meu marido?

Levamos até um susto quando lemos e entendemos alguns versículos da Bíblia, considero que um desses versículos seja 1 Pedro 3.7. Vamos ler e pensar um pouco sobre isso? Não estou aqui querendo ensinar ninguém, muito menos meu marido e nem maridos das mulheres casadas que aqui estão lendo esse texto. Mas li esse versículo na manhã desse domingo e passei um tempinho legal pensando sobre ele e no reflexo dele na minha vida, como esposa. Quero então frisar alguns pontos dessa minha reflexão. 

1 Pedro 3.7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

Será que a oração do esposo está sendo ouvida? Depende. Elas serão ouvidas, conforme lemos no verso acima, SE o marido estiver dando um tratamento digno para suas esposas. 

Aos maridos

  • É preciso ser um marido presente, transmitir segurança para sua esposa, ela precisa se sentir segura com você e sobre você. Você precisa proteger as emoções dela, buscar suprir suas necessidades físicas, emocionais, materiais e fisiológicas. É preciso estar atento a seus medos e inseguranças, ajudá-la a crescer como mulher.
  • É você o confidente de sua esposa? Onde ela desabafa seus anseios, suas tristezas, mágoas e expectativas? 
  • Você é sensível à sua esposa? Você percebe quando ela está diferente, quando tem algo incomodando? Você a trata como o vaso mais frágil? Não frágil em sabedoria, competência, ou outra coisa, mas frágil no sentido de mais sensível fisicamente e emocionalmente?
  • Você a elogia, a abraça, a trata com amor e cuidado?
  • Você fala bem de sua esposa ou fala mal dela para seus amigos?
  • Você valoriza os pontos positivos de sua esposa e a ajuda a melhorar os negativos? Ou ‘joga na cara’ seus pontos falhos?
  • Você já assumiu a posição de sacerdote do lar ou você está agindo como Adão omitindo suas questões espirituais e jogando a responsabilidade do casamento todo em cima da sua esposa?
Embora esse versículo fale diretamente sobre as orações dos esposos, não podemos deixar de falar que o casamento é formado pelo esposo e claro, pela esposa, a responsabilidade de criar um ambiente saudável é dos dois! Então, na minha reflexão sobre se Deus está escutando as orações do meu marido, preciso também pensar sobre as minhas ações, sobre as ações das esposas, o quanto estamos ajudando ou não, que as orações dos nossos maridos sejam ouvidas por Deus. (Mulherada achou que ia escapar dessa né? rsrsrsrs).
Às esposas:
  • Estamos dando motivos para impedir que as orações de nossas maridos sejam ouvidas? Estamos criando mais e mais dificuldades de harmonia em nossos lares, criando atritos desnecessários?
  • Estamos buscando cumprir nossa missão de ‘adjutora’ e literalmente contribuindo para um ambiente familiar saudável, equilibrado e motivador para nossos maridos? Como ajudadoras que fomos criadas para ser, o quanto estamos ajudando nossos maridos para a construção e evolução de um casamento feliz, de sucesso?
  • É preciso ser uma esposa participativa, dando espaço para o marido desenvolver sua liderança e seu papel no casamento, o marido precisa se sentir motivado e incentivado pela esposa a cumprir seu papel. 
  • Seu marido é seu confidente? Ele sabe o que se passa com você? Seus sentimentos, suas expectativas, anseios e medos? 
  • Você presta atenção aos sentimentos do seu esposo, quando ele está diferente, quando tem algo incomodando? Você o trata com respeito? Você o elogia, trata com amor e cuidado? Você fala bem de seu esposo ou só o critica para os outros? 
  • Você valoriza os pontos positivos de seu esposo e o ajuda a melhorar os negativos? Ou a cada oportunidade ‘joga na cara’ seus pontos falhos?
  • Você já assumiu a posição de que é a ajudadora de seu marido, a pessoa que Deus colocou ao lado dele para contribuir, ajudar, colaborar, somar e acrescentar? Ou está agindo como Eva tomando suas decisões sozinha e depois jogando a responsabilidade do casamento todo em cima de seu esposo?
Aos maridos, às esposas, aos casais, a cada um que leu esse post: Leia novamente 1 Pedro 3.7 e responda para si próprio: “Deus está ouvindo minhas orações?”
Aproveite e siga:

8 Comentários

    • William

      Eu e minha esposa estávamos orando pra que nosso filho prematuro se recuperasse e voltasse logo pra casa, mas nesse período brigamos, brigas para orar mais, ter mais fé e nesse tempo nosso filho faleceu, Deus parou de escutar nossas orações por causa das brigas e não agindo na vida do nosso filho?

      • Janaina Both

        Bom dia William, fiquei um tempo afastada daqui, por isso a demora em responder seu comentário. Veja só, Deus, além de ser Deus, em tudo o que conhecemos, Ele é Pai, Pai de Amor. Como você mesmo escreveu, os atritos e brigas entre você e sua esposa eram até para orar mais, para ter mais fé. Não entendo que esse motivo de atrito se encaixe no texto de 1 Pe 3.7, para que suas orações não sejam ouvidas. Certeza que Deus ouviu as suas orações e as de sua esposa também. Deus é Pai de amor, misericordioso. Mas não podemos esquecer que Ele também é Deus Soberano, e a vontade dEle prevalece. Na oração do Pai Nosso, pedimos que seja feita a vontade dEle. Não olhe para o fato de atritos entre vocês ter sido um motivo para seu filhinho ter falecido. Mas olhe que o Pai de Amor quis seu filho junto dEle. Não procure um motivo para se culpar ou culpar sua esposa, não seja cruel consigo mesmo. Já é duro demais perder um filho, quanto mais duro é pegar para si essa culpa. Minha oração é que o Espírito Santo derrame do bálsamo santo sobre seu coração e te dê alívio na dor do luto. Deus te abençoe em tudo.

  • Janaina Both

    Obrigada Pr Hervesom Julio por passar por aqui! É uma honra imensa saber que lê meus textos e os aprecia, obrigada pelo apoio mesmo! Que Deus o recompense por isso e abençoe o senhor e a sua família linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *