Oração

Mais um pouco sobre oração

As pessoas me fazem muitas perguntas sobre oração. O que querem saber com mais frequência é “como fazer para orar mais?” E eu respondo “orando”, aí recebo olhares de quem não entendeu ou de quem não gostou da resposta.  Mas a verdade é exatamente essa, se quero orar mais preciso começar orando. Se eu não orava nada e começar a orar 2 minutos, já estarei orando mais.

Oração é um exercício espiritual, de falar com quem já sabe de tudo, falar com uma pessoa que não enxergamos e muitas vezes não sentimos a presença, embora Ele esteja ali, do nosso lado. Oração é um exercício espiritual que envolve a fé, envolve acreditar que estamos sendo ouvidos, e principalmente em algum momento teremos resposta, que vale esclarecer – pode não ser a resposta que queremos.

Jesus nos ensinou em Mateus 6, sobre como orar – oração modelo do Pai Nosso, e também nos deu alguns segredos para serem usados em nossos momentos de oração. Um deles é entrar em nosso quarto e fechar a porta, além da implicação física de não deixar nada que está fora entrar e interromper nosso momento de intimidade com Deus, não deixar nada que possa nos atrapalhar entrar com a gente, isso significa não ficar sendo interrompido por notificações de celular, e nem por pensamentos de outros assuntos, nossa mente precisa estar focada na oração.

Eu tenho um problema sério chamado ‘mente fértil’, é só começar a orar sobre algo que fico lembrando e pensando em todas as coisas envolvidas no assunto que estou orando, lembro de coisas que preciso comprar no mercado, e tantas outras coisas que servem apenas para desviar o foco da minha oração. Com o tempo desenvolvi minhas próprias estratégias para conseguir me concentrar um pouco, como por exemplo, ter um caderno de oração, com nomes e motivos para orar, e também uso um rascunho para ir anotando coisas que lembro, apenas para esvaziar a mente e conseguir orar, porque se eu não parar e anotar aquele pensamento não consigo me livrar dele e a oração perde sentido.

Já falei aqui sobre o espaço que tenho nessa casa que moramos atualmente, um cantinho onde consigo me dedicar mais para a oração, é como um quarto de guerra, termo usado no filme ‘Quarto de Guerra’. E assim como em uma guerra ali tenho travado minhas pequenas batalhas diárias, buscando vencer meu maior inimigo – eu mesma.

Eu já assisti esse filme Quarto de Guerra 2 vezes, e também já li o livro, e aprendi muito sobre oração, principalmente como escrevi acima se eu quero orar mais tempo preciso me exercitar orando mais. E foi assim que comecei, orando um pouquinho aqui e outro pouquinho ali, e quero crescer nessa disciplina um pouco a cada dia, quero praticar 1 Ts 5.17, orai sem cessar.

As pessoas sonham em ter um quintal grande em suas casas, ou então, uma cozinha grande, uma casa com conceito aberto, tantas coisas são desejadas, eu apenas desejava um espaço meu, para orar e fazer algumas coisas fechada em um cantinho, um lugar tranquilo e escondidinho. Desejei isso no meu coração quando assisti a primeira vez o filme já citado, Quarto de Guerra. Não falei para ninguém, nem para meu marido. Deus me concedeu esse desejo, um dia conto como aconteceu… Mas sei que Deus respondeu a um desejo sincero do meu coração. 

Mas se você não tem esse espaço específico para orar, não use isso como desculpa, eu mesma estou tendo esse espaço somente agora, quase aos 40 anos, quando realmente queremos nos aprofundar na oração, dedicar mais do nosso tempo em intimidade com nosso Pai Celestial, é só querer. Podemos usar nosso quarto mesmo, um canto da cozinha, até um canto no corredor, não importa. veja onde pode dobrar seus joelhos e orar sem que alguém te interrompa a todo momento. 

Tenha uma bíblia junto com você, se possível um caderno e uma caneta, ou papéis para anotações. Tanto no filme, como no livro de mesmo nome, é possível ver estratégias de oração, se você ainda não tem, assista o filme e copie, ou então comece com calma e desenvolva suas estratégias para orar mais, que podem ser:

  • Pedidos de oração de pessoas conhecidas
  • Pedidos de oração que você ouviu na sua igreja
  • Listas com nomes de seus familiares
  • Pedidos de oração específicos para cada área de sua vida, de sua família, seu casamento e outros

Não esqueça de adorar a Deus antes, de agradecer por tudo, afinal o modelo de oração dado por Jesus em Mateus 6, é o Pai Nosso, leia atentamente e procure seguir esse modelo, principalmente se você ainda não está habituado a orar mais que 2 minutos. 

Apesar de qualquer coisa, não desanime, mesmo que você ore poucos minutos, comece aos poucos, insista, se exercite, exercite sua fé, e ore sempre que puder. Coloque como meta orar um pouquinho mais a cada dia, comece hoje e ficará feliz com seu progresso daqui um ano, não deixe passar esse dia novamente, porque daqui um ano pode se arrepender de não ter começado a orar hoje.

Mude sua vida orando, ganhe suas lutas orando, tenha mais intimidade com Deus orando. É na oração que tenho sido transformada por Deus, é na oração que me esvazio de mim mesma e aprendo a ser mais parecida com Deus, é na oração que tenho aprendido a abrir mão dos meus sonhos para viver o plano de Deus para minha vida. Vamos orar um pouco mais?

Aproveite e siga:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *