Bíblia Sagrada,  Deus,  Oração

Oração não é uma lista de coisas para Deus fazer

Nos últimos dias estou escrevendo um pouco mais sobre oração, e hoje não será diferente. Muitas vezes confundimos o verdadeiro significado de oração com momentos onde entregamos para Deus uma lista gigante de pedidos. Ou seja, transformamos um momento especial – que deveria ser de comunhão com Deus, um momento de intimidade com nosso Pai Celestial, em uma sessão de coisas que queremos de Deus. Se não cuidarmos é isso mesmo que vira nossa oração diária, uma lista de coisas para Deus fazer. E ainda reclamamos muitas vezes dizendo, ‘já pedi tanto isso e Deus não me responde!’.

É egoísta repetir uma lista de desejos, até necessidades reais e coisas que queremos, e no final apenas dizer ‘em nome de Jesus eu peço, amém’. Egoísmo é quando queremos agradar a nós mesmos, quando não pensamos ou então ignoramos a pessoa que estamos nos relacionando, e no momento da oração é com Deus que nos relacionamos. A partir do momento em que apresentamos a Ele uma lista de coisas a fazer, estamos ignorando Deus, estamos sendo egoístas até o limite. E quando pedimos algo em nome de Jesus, não deve ser para forçar Deus a nos dar, mas deve ser como se fosse Jesus pedindo, será que tudo o que pedimos Jesus pediria também se estivesse aqui em carne e osso pedindo em nosso lugar?

A oração antes de tudo deve ser um momento de intimidade para adorar a Deus, reconhecer tudo o que Ele é na nossa vida, reconhecer que não somos nada e nem ninguém, que dependemos unicamente de Deus até para respirar! Oração é entrega. A oração modelo nos ensina “não seja feita a minha vontade, mas a Tua”.

Oração também é falar com Deus e contar as coisas para Ele, ele é Meu Pai e também Meu Melhor Amigo, é na oração que podemos contar nossas dores, nossas expectativas, decepções e frustrações. É na oração onde também contamos nossas alegrias, onde agradecemos a Deus por tudo. Mas oração não é só isso. Oração é também o espaço onde abrimos nossos corações para o Espírito Santo trabalhar e mudar o que precisa ser mudado. É na oração que ao expor nossos desejos sentimos que alguns pedidos não deveriam ter sido feitos, que a intenção de algum pedido não agrada a Deus, e por isso Ele não irá atender.

Não precisamos que um anjo apareça em nossa frente para falar que determinados sentimentos não agradam a Deus, não preciso de uma revelação ou de um sonho para saber que determinados pedidos nem deveriam ter sido pensados, quanto mais apresentados em oração. Nossa consciência nos acusa daquilo que não agrada a Deus, e a Bíblia é o nosso manual para termos um estilo de vida que O agrade. E quando oramos, sentimos que Deus está se movendo em nosso coração empurrando certos pensamentos e vontades para fora.
Quanto mais oramos mais sentimos nosso coração sendo transformado, e vamos aprendendo que a oração não é uma lista de coisas para Deus fazer, mas sim o momento onde Deus faz o que precisa fazer em nós mesmos, antes de qualquer outra coisa.
Você já orou hoje? E não falo daquela oração para desencargo de consciência, do tipo ‘Senhor, te agradeço pela noite de descanso, me dá um dia abençoado, amém’. Mas falo de oração sincera, com coração aberto, adorando a Deus, querendo que a vontade dEle predomine sobre as nossas, a Sua vontade Senhor e não a minha.
Você já se arriscou a orar hoje?
Aproveite e siga:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *